domingo, 27 de janeiro de 2019

Análise da Abertura de Demolidor da Netflix


Assista a abertura abaixo e depois faça o acompanhamento com a análise que está após o vídeo. Espero que curtam.



Análise rápida da abertura de "Daredevil" (Demolidor), da Netflix:

Se você é fã ou já conhece o Demolidor, pode pular esse parágrafo. Para aqueles não conhecedores do tema, em resumo, a série é uma adaptação da HQ da Marvel homônima. O herói, de Hell's Kitchen (Nova York), ficou cego devido a um acidente com produtos radioativos na infância. Como consequência, desenvolveu a habilidade de "enxergar" com os demais sentidos. Recebeu treinamento de seu mentor Stick, da sociedade ninja secreta chamada "O Casto", a qual combatia um inimigo chamado "A Mão". Formando as imagens mentalmente, se utilizando de um "efeito sonar" de sua audição, ele "enxerga" os objetos e pessoas a sua volta em volta, como se estivessem sendo cobertos por líquidos que caem em cima deles. Conseguiu aprimorar seus sentidos graças a ajuda de Stick. Sua audição o possibilita de ouvir ruídos a centenas de metros, bem como ouvir batimentos cardíacos e respirações. Também possui um olfato muito aguçado. Enfim, é um herói bem complexo, perito em artes-marciais, formado em Direito e opositor do crime em geral. Aconselho a fazer uma rápida pesquisa no Google para maiores detalhes.

******

Antes de qualquer texto, deixo aqui exposta a minha admiração pela abertura dessa série. O vídeo visualmente é maravilhoso e faz referências muito específicas. A parte musical é apaixonante e torna essa abertura uma verdadeira obra de arte, digna de admiração. Os violinos ficaram perfeitos. Esse é daqueles clipes que eu ouço repetidas vezes sem parar, pois a sincronia entre imagem e som é maravilhosa demais. Vamos a interpretação:

- Já na abertura, vemos uma estátua da Justiça sendo coberta por um líquido espesso de cor vermelha. Na minha interpretação trata-se de sangue. Já explicarei isso.


- A justiça é apresentada, pois Mathew "Matt" Murdock, o Demolidor, é advogado por profissão e, de início, possui um senso de justiça muito aguçado, no qual todos devem responder às leis, sem distinções. Na evolução do personagem, essa visão muda.

- Sobre o líquido vermelho que domina todo cenário do vídeo, o mesmo é sangue. Representa a maneira que o herói "enxerga" as coisas e pessoas a sua volta, sendo banhadas por líquido. A cor vermelha simboliza o modo como a corrupção e o crime banham as ruas de Hell's Kitchen com sangue de vidas inocentes. Esse fato de a cidade estar tomada pela maldade fez com que Matt se torna-se o Demolidor. Sua visão sobra a Justiça muda ao ver que os abastados e corruptos burlam o sistema. Devido a isso, ele parte para o famoso "justiça com as próprias mãos".

- Voltando ao início, em exato 0s iniciam as batidas de coração mais lentas, com intervalos de 4s entre si, no compasso da música, representando a habilidade de Matt ouvir os batimentos das pessoas, além de representar o seu próprio coração e a crescente da angústia e da raiva ao partir para o combate contra os criminosos.

- Aos 7s a Justiça aparece quase completa sendo banhada por sangue, representando o momento em que Matt deixa de acreditar no sistema por descobrir que o judiciário, a polícia e a política estão tomados pelo crime organizado.


- Aos 10s, vemos algo parecido com uma caixa d'água, que sempre fica no alto das construções, simbolizando a vida noturna do herói, que fica no alto dos edifícios ouvindo "os gritos da cidade" e providenciando o socorro. A água é fonte de vida, mas a noite tornou-se fonte de "verdadeira justiça".


- Aos 17s as batidas de coração aceleram, diminuindo o intervalo para 2s, exatamente no momento no qual aparece um prédio, que na minha interpretação é o "QG" do Rei do Crime, Wilson Fisk. Esse prédio é visto na 3ª Temporada. Fisk é o principal vilão da série e principal inimigo do Demolidor.


- Aos 17s também iniciam-se os violinos que representam a dramaticidade da série e são um aspecto fundamental.

- Aos 24s vemos a ponte do Brooklin, simbolizando o modo como a maldade se prolifera para outros cantos da cidade.


- Aos 29s vemos os prédios da cidade sendo banhados por sangue, multiplicando o caos.


- Aos 35s as batidas ficam mais aceleradas, ao mesmo tempo em que aparece a imagem de uma cruz acima de um anjo com a mão esquerda no rosto e segurando o que me parece ser um livreto na mão direita, podendo ser uma Bíblia. A imagem ganha foco e aparece uma igreja atrás do anjo. Esse cenário representa a religiosidade, o catolicismo rígido de Matt, o qual é responsável pelo seu caráter moral e código de conduta de não matar pessoas. Ele foi criado no orfanato da igreja e a religião o influencia totalmente, juntamente com sua profissão de advogado.




- Aos 35s também aceleram-se os violinos, representando o caos que nasce e que resultará na ascensão da figura do herói em seu estado da arte pleno.

- Aos 43s, como resultado de tudo que se passou antes, começa a se formar a imagem do "Demolidor" propriamente dito, na silhueta de seu corpo com traços de seu traje clássico, inspirado em seu nome anterior, o popularmente conhecido como "Demônio da Cozinha do Inferno"(The Devil of Hell's Kitchen
). Uma única "linha" de sangue banha o traje, representando a única fonte de motivação: a raiva.




- Aos 53s cessam as batidas de coração, as quais voltam no final da música, na formação do logotipo.



- Nota-se que não é o traje do herói, mas sim uma arte conceitual que mistura o homem e o demônio. O traje do herói não deixa a orelha exposta. Na imagem, vemos a orelha, assim como vemos as costas nuas e um chifre.



- Aos 53s os violinos diminuem o compasso, encerrando a dramaticidade e o vídeo.


"Demolidor" é a melhor série de super-herói já produzida. Externalizo o meu repúdio ao cancelamento dessa magnífica adaptação desse personagem tão complexo. A Netflix errou feio. Agradeço ao elenco por terem sido maravilhosos nos papéis. Me entristeço muito por não termos uma quarta temporada com atuações monstruosas de todos os atores e atrizes. Foram todos sensacionais. Destaco o Vincent D'Onofrio, como Wilson Fisk, pois a transformação dele foi assutadora. E também o Charlie Cox que interpretou um cego perfeitamente. Espero que a Disney corrija isso e contrate toda a equipe novamente. As três temporadas foram perfeitas e deram uma crescente minuciosa e um ritmo certeiro aos acontecimentos e adaptações. É um "pecado" não termos uma 4ª temporada.

Espero que tenham gostado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas