segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Vingadores Ultimato – Viagem no Tempo Explicada




Se você ainda não assistiu “Vingadores: Ultimato”, tome cuidado, pois este texto contém spoilers fortíssimos.


Após transcorridos 5 anos (2023) do estalar de dedos do Thanos, que desintegrou metade do Universo, Scott Lang consegue sair do Reino Quântico e vai ao encontro da equipe dos Vingadores. Após se ambientar, Scott sugere explorar a questão da viagem do tempo, utilizando a tecnologia de Hank Pym, para resgatar as Joias do infinito antes que Thanos as possua no em 2018.


Como não é novidade, Tony Stark aperfeiçoa a tecnologia, aceitando o pedido inicial feito por Steve Rogers. Isso dá início à idealização de uma série de missões temporais para resgatar as jóias do infinito.

Abaixo, listarei as viagens, com os membros, os alvos e as alterações feitas naquelas respectivas realidades:

AS VIAGENS

VIAGEM 0


Teste: Ano? Antes do estalo.
Membros: Clint Barton.
Alvo: Sem alvo específico. Viagem de teste para comprovar a teoria.
Alteração: O que ele faz lá não altera nada, pois ele só pega uma luva de Baseball, chama a sua filha, que não o vê, e retorna.



VIAGEM 1


Equipe 1: Batalha de Nova York, 2012.
Membros: Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Formiga e Professor Hulk.
Alvo: Joia do Espaço (Tesseract), Joia da Mente (Cetro do Loki) e Joia do Tempo (Anciã).
Alteração: Loki foge com a Joia do Espaço (Tesseract).




VIAGEM 2



Equipe 2: Asgard, 2013.
Membros: Thor e Rocket.
Alvo: Joia da Realidade (Eter no corpo da Doutora Jane Foster).
Alteração: Thor “rouba” o Mjolnir.




VIAGEM 3





Equipe 3: Morag e Vormir, 2014.
Membros: Nebulosa e Máquina de Combate, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.
Alvo: Joia do Poder (Morag, Orbe, antes do Quill resgatá-lo) e Joia da Alma (Vormir).
Alteração: Nebulosa do presente é capturada pelo Thanos do passado, o que resulta na viagem 5.


VIAGEM 4



Equipe 1: Base da SHIELD, Nova Jersey, 1970.
Membros: Capitão América e Homem de Ferro.
Alvo: Joia do Espaço (Tesseract) e partículas Pym.
Alteração: Nada significativo.



VIAGEM 5



Thanos do passado (2014) vem para o futuro (2023?).
Membros: Thanos, Gamora, Nebulosa, Ordem Negra, Exército Chitauri e demais subordinados do Thanos.
Alvo: Manopla com as seis joias e aniquilar os Vingadores.
Alteração: Thanos e seu exército são desintegrados pelo estalar de dedos do Homem de Ferro. Nebulosa do passado é morta pela Nebulosa do presente. Gamora do passado não retorna.




VIAGEM 6, 7 e 8


Capitão América retorna para devolver cada joia (6) a seu momento de retirada e o Mjolnir para o Thor em Asgard.
Obs: Ele está sem o escudo, que foi destruído na Batalha.
Membros: Capitão América.
Alvo: Devolver objetos.
Alteração: O Capitão resolve fazer cerca de 2 viagens extras, uma para ficar com a Peggy (7) e outra para retornar à linha do tempo principal e entregar o escudo do passado para o Sam (8).






A EXPLICAÇÃO DOS DIRETORES


Pois bem, em uma das coletivas para promover o filme, na China, Anthony e Joe Russo falaram sobre o funcionamento da viagem no tempo (Fonte: EW e Observatório do Cinema):

Não é um loop temporal. Tanto a Anciã quanto o Hulk estavam certos. Você não pode mudar o futuro simplesmente voltando no passado. Mas é possível criar um futuro alternativo. Não é o efeito borboleta. Cada decisão que você fez no passado pode criar uma nova linha do tempo”, explicaram.

Por exemplo, o Capitão velho no final do filme, ele viveu sua vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve que fazer outro salto para o universo principal para entregar o escudo ao Sam”, diz Joe.

Para ler a explicação completa dos irmãos Russo sobre a viagem do Capitão América no fim do filme, acesse os links do EW Observatório do Cinema.

Outro detalhe foi o que o Professor Hulk disse no filme, que foi mais ou menos o seguinte: "se você viaja para o passado, o passado se torna o seu futuro e o seu futuro anterior se torna o seu passado". Isso confundiu muito a cabeça dos fãs. Porém, é fácil entendermos o que foi feito no MCU, bastando somente esquecermos o que aprendemos com "De Volta para o Futuro" e "Exterminador do Futuro". Mais abaixo falarei o meu entendimento sobre as viagens.



MEU ENTENDIMENTO SOBRE AS VIAGENS


Abaixo há uma imagem que ilustra o que será exposto no próximo texto:


Clique na imagem para ampliar


0) Viagem Teste: Ano? Antes do estalo.
Como Clint foi ao passado e não alterou nada de significativo, apenas retornando ao presente com uma luva, nada foi alterado.

1) Equipe 1: Batalha de Nova York, 2012.
O Professor Hulk consegue cumprir a missão e resgatar a Joia do Tempo.
O Capitão consegue resgatar a Joia da Mente.
Alteração: Já o Homem de Ferro e o Homem-Formiga não conseguem resgatar a Joia do Espaço, pois o incidente ocorrido faz com que o Tesseract caia nos pés do Loki, que foge com o artefato.
Isso cria uma nova linha do tempo na qual o Loki e o Tesseract não retornam para Asgard. Além disso, Loki poderia entregar a Joia para o Thanos antes do que ocorre na linha do tempo principal.

2) Equipe 2: Asgard, 2013.
Ao final da missão com o Rocket, Thor resolve invocar o Mjolnir, que na linha do tempo principal havia sido destruído por Hela, em “Thor: Ragnarok” (2017).
Como ao final de “Ultimato” o Capitão retorna para devolver as Joias e o Mjolnir, nada de relevante ocorre na alteração provocada.
Mas cabe uma observação: se o Loki foge com o Tesseract em 2012, como ele está preso em Asgard em 2013? Aí entra a tal teoria das linhas independentes. Aquele fato na nossa linha está inalterado. Loki está solto em outra linha temporal.
Alteração: Nada significativo.

3) Equipe 3: Morag e Vormir, 2014.
Nebulosa do presente é capturada pelo Thanos do passado, o que resulta na viagem 5.
AlteraçãoEssa foi a alteração mais grave, pois trouxe uma série de paradoxos para a análise. Agora, a linha principal se torna a linha alternativa do Thanos, da Gamora, do Exército do vilão, e, o mais grave, com duas Nebulosas, onde a do passado é morta pela do futuro.

4) Equipe 1: Base da SHIELD, Nova Jersey, 1970.
Alteração: Nada significativo.

5) Thanos do passado (2014) vem para o futuro (2023?).
AlteraçãoThanos e seu exército são desintegrados pelo estalar de dedos do Homem de Ferro. Nebulosa do passado é morta pela Nebulosa do presente. Gamora do passado não retorna.
Cria-se uma realidade em que não ocorre o estalo, ou seja, uma em que estão todos vivos. Eu disse TODOS.

6) Capitão América retorna para devolver cada joia a seu momento de retirada e o Mjolnir para o Thor em Asgard. 
Obs: Ele está sem o escudo, que foi destruído na Batalha.
Alteração: O Capitão resolve fazer cerca de 2 viagens extras, uma para ficar com a Peggy e outra para retornar à linha do tempo principal e entregar o escudo para o Sam.


*******************

Em resumo, a linha do tempo principal foi alterada de uma forma mais irresponsável do que o Barry Allen em “Flashpoint: Ponto de Ignição”.

Piadas a parte, a Marvel criou a maior e mais fantástica brecha de roteiro e temporal para ser utilizada no futuro do MCU. As possibilidades são infinitas, incluíndo um possível retorno de Robert Downey Jr, Scarlett Johansson, Tom Hiddleston, Idris Elba e outros atores para representarem os seus personagens mortos atualmente.

Uma curiosidade, é que todos os personagens que foram desintegrados em 2018, retornam para 2023 com a mesma idade. Passaram-se 5 anos, mas eles estavam presos temporalmente de um certo modo. Isso também pode gerar conflitos no futuro do MCU.

A Marvel já anunciou o seu projeto da Fase 4 na Comic-Con deste ano de 2019. A expectativa agora está muito grande. Com toda certeza, seremos surpreendidos mais uma vez. Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas