domingo, 7 de janeiro de 2018

Game of Thrones VS Vikings: minha opinião!



Falarei sobre a questão de "Game of Thrones VS Vikings". As séries serão chamadas de GoT e Vkg a partir daqui. A pedido de alguns amigos, eu assisti Vkg e resolvi só falar após as quatro primeiras temporadas, pois é normal toda série começar "tímida" e crescer com o tempo.

Deixo claro que é injusto comparar as duas séries de forma rígida e inflexível. Há diferenças gritantes de verba, marketing, política empresarial, elenco, roteiro, dentre outras características dos canais envolvidos. A HBO é infinitamente mais abastada do que o History. Mas como tenho que opinar, ao final darei minha nota.

Vkg é uma boa série, com potencial, mas que devido ao limite de recursos do canal, começou pequena demais e foi crescendo a cada temporada. Agora na quinta, terão que fazer milagre com a "Creche do Papai", já que ocorreram mudanças no protagonismo dos fatos. Tenho que concordar que a imagem de Ragnar na série causa simpatia por ser o principal. O Travis Fimmel foi muito feliz no estilo de atuação. A postura e a voz do Ragnar são ímpares na série. A construção do personagem começou um pouco fora do alvo, pois estava numa espécie de "Jeca Tatu Nórdico", mas depois eles acertaram e o rio fluiu. E não só o Ragnar causa impacto, mas outras personagens também. O elenco é sensacional.

Eu vi uma série crescer em aspectos bons e ruins. A cronologia de Vkg beira ao absurdo, pois quem assiste, tem que adivinhar quantos meses se passaram. Assim como, nem todos tem facilidade de gravar nomes de personagens e descobrir que "fulano" agora á adulto. Nisso, Vkg falha de forma muito abusiva. GoT pisa um pouco no freio nesse quesito. No início de Vkg, colocavam a legenda original com o nome dos locais, como por exemplo, quando saíam de Kattegat para Wesex, aí você via escrito o local na tela. Mas depois, nem esse recurso colocaram mais. Isso é uma falha muito ruim para uma série tão famosa. Já outros aspectos, melhoraram muito, tais como o número de figurantes, principalmente nas batalhas, efeitos visuais e especiais, a edição do som, corrigiram o exagero no efeito da cor artificial dos olhos das personagens, capricharam no roteiro e nas tretas de Paris, etc. Mas meu destaque vai para a maquiagem, pois foi a melhor evolução na série. Não vou comentar mortes de personagens, nem seus rumos, senão haverá spoiler, mas registro que tivemos perdas infantis no elenco.

Os melhores diálogos e frases que marcaram a série saíram das cenas do Ragnar com Athelstan e com o Rei Ecbert de Wessex. Foi bem filosófico. O Floki infelizmente caiu de produção e estragaram a narrativa, em minha opinião. Espero ser surpreendido. Faço aqui uma observação. Se você assiste dublado, me desculpe a sinceridade, mas você terá que ver tudo de novo. NÃO HÁ como você saber quem é Ragnar sem ver o áudio original, pois a atuação do Travis Fimmel é sensacional. Cuidado com o spoiler a seguir... pule o trecho se desejar... <> E o discurso realizado quando o Ragnar está... como posso dizer?... numa jaula suspensa cercado por um exército... entendedores entenderão... se essa cena você assistiu ou irá assistir dublado... fez ou fará de forma errada, pois não é mostrado 100% da grandiosidade da cena... entre outras sensacionais que a série apresenta. Faz uma semana que vi esse discurso e a voz não sai da cabeça, pois a intensidade da cena foi sensacional <>. Tenha certeza de que todas as personagens no som original são outras pessoas. Principalmente as mulheres. A Lagherta, a Judith, a Rainha Kwenthrith, a Siggy, o Floki, o Rollo, o Ivar... e muitos outros... não são impactantes na versão dublada.

Enfim, deixa eu ficar quieto antes que fale demais e acabe dando spoiler. Vkg é uma boa série que está crescendo ao mesmo tempo que ganhou o desafio de manter a trama com as personagens atuais, principalmente com a já mencionada "Creche do Papai". Não é uma série perfeita, como também não causa esse impacto todo que dizem. Mas admito que Vkg tem seu valor e merece respeito. Meu texto inicial estava com um total de quatro folhas, mas como minha intenção era ser conciso, excluí bastante conteúdo do que eu queria falar. Se quiser saber algo mais, me pergunte nos comentários.

Minhas notas: Vkg 8,8 e GoT: 9,1.
Minha obs: São séries diferentes.


2 comentários:

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas