Pular para o conteúdo principal

UTILIDADE PÚBLICA: Troque a senha do UBER!



Em meados de fevereiro deste ano vazaram o banco de dados com informações de login de usuários de vários serviços/aplicativos. Um desse é o UBER.

Infelizmente, a mídia não divulgou de forma massiva como fizeram no caso do Yahoo e do ransomware. Por isso, como a maioria absoluta dos usuários, eu não alterei a minha senha.

Pois bem, acontece que neste mês de maio a minha conta foi hackeada e realizaram diversas viagens na Rússia, resultando em valores em Euro no cartão de crédito. Isso mesmo que você leu: Rússia e Euro.

Tomei todas as medidas necessárias, recuperei a conta e consegui o estorno do valor antes de processarem a fatura. 

Usuários que mantiveram a mesma senha desde fevereiro não estão seguros. Isso se comprova com o meu caso, onde demorou 3 meses para usarem a minha conta.

Agora que está resolvido, deixo as seguintes dicas para todos:

1. Troque a senha do UBER.
Nesse caso não adianta se a tua senha era forte para sentir-se mais seguro, pois tratou-se de vazamento. Tua senha já foi descoberta mesmo se tivesse 30 caracteres. Troque a senha e saiba que é bom sempre ter letras, números, caracteres especiais e, pelo menos, uma letra maiúscula (exemplo: %papel&987L).

2. Troque a senha do e-mail associado ao UBER.
Muitas das vezes os usuários usam uma senha para tudo. Como conseguiram as senha do perfil do UBER, também irão saber qual é o e-mail do usuário, e com isso, acessar dados privados.

3. Ative o alerta por SMS do cartão.
Se não fosse esse recurso, eu não saberia em tempo real o que houve. Entre em contato com a instituição financeira de seu cartão e informe que deseja receber todas as transações por SMS. Isso ajuda no tempo de reação do dono em casos de fraudes.

4. Solicite a exclusão do cartão de crédito no perfil do UBER.
Esse item é autoexplicativo, pois prevenirá futuras fraudes financeiras.

5. Não coloque mais nenhum cartão para cobrança automática.
Por mais que seja cômodo e prático, atualmente não está sendo um método seguro.


Se o hackeamento acontecer com você, em primeiro lugar entre em contato a instituição do teu cartão informando o ocorrido e solicite para que sejam suspensas as transações não pessoais, ou seja, internet e telefone, deixando apenas as transações pessoais ativadas. Após isso, entre em contato com o UBER pelo aplicativo instalado no seu smartphone, se ainda tiver o acesso. Caso o acesso esteja suspenso, vá até o link "t.uber.com/conta-desativada" e abra um chamado explicando o que houve. Em ambos os casos a resposta é rápida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

MEGA-POST: FOTOS DE PERSONAGENS DE DESENHOS ANIMADOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Aproveitando a campanha que rola nas Redes Sociais, o Cinema e Variedades disponibiliza abaixo algumas fotos de personagens de desenho animado. Foi até boa esssa idéia, pois na Rde Social só podemos colocar uma foto. Como sou eu que escrevo (rsrsrsrs) colocarei uma porção de fotos de desenhos (e afins) que eu curtia na infância e adolescência (e outros não rs). Espero que vocês curtam!
CAVALEIROS DO ZODÍACO