segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Crítica - Cinema e Variedades assistiu: O Jogo da Imitação


Assista ao trailer antes de ler:


Com estreia no Brasil datada de 5 de fevereiro de 2015, "O Jogo da Imitação" ("The Imitation Game") é uma cinebiografia baseada no livro do inglês Andrew Hodges, "Alan Turing: The Enigma". O filme conta os bastidores da vida de Turing, considerado hoje em dia o pai da Ciência da Computação, dentre outros importantes conceitos tecnológicos.


Ele participou de uma equipe de estudiosos em um projeto da Inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial, o qual tinha como objetivo quebrar os códigos da máquina alemã chamada Enigma, que além de ser a mais avançada ferramenta criptográfica de sua época, era a base das comunicações das forças de Hitler e considerada insuperável. Turing era um jovem matemático de 27 anos de idade com uma genialidade a frente de sua época. Porém, possuía problemas de comportamento e era homossexual não assumido. Essa última condição o tornaria um criminoso perante a lei inglesa. Dentro da equipe, o mesmo era contrariado por propor um método não convencional para o problema: a construção de uma máquina para vencer outra. Além de ter que provar para os outros que era capaz de superar o desafio proposto, Turing tinha que lidar com seus problemas pessoais. A história mostra uma reviravolta que mudou os acontecimentos da Guerra e foi fundamental para a vitória dos aliados.

Christopher, o primeiro computador moderno

A proposta deste post não é dar spoilers, mesmo com o fato de o filme já ter sido lançado há quase um ano e ser baseado em fatos reais. A intenção deste texto é dizer o quanto o filme é ótimo e satisfatório, no que diz respeito a contar detalhes que existiram por trás do front de batalha da Segunda Guerra, deixando o espectador ciente de que um dos fiéis que ajudaram a favorecer a balança para as forças aliadas foi o fato de a máquina criada por Turing, chamada de Christopher, atingir o seu objetivo e superar a criptografia alemã. O filme mostra o nascimento da computação.

Pode não parecer muito empolgante este tipo de história, mas se não fosse gênios como Alan Turing, eu não teria escrito este post e você não estaria lendo-o, pois dificilmente teríamos computadores, notebooks, smartphones e tablets em pleno o ano de 2016. Turing não foi apenas um matemático com a inteligência acima da média, ele é o pai da computação moderna e acabou criando conceitos que são a base da evolução tecnológica nos dias de hoje, tais como, a máquina de Turing (estudada na  formação acadêmica da área de TI), o Teste de Turing (uma das base da Inteligência Artificial) e o Algoritmo (base dos códigos-fonte).


Só sabemos  desse fato hoje em dia, pois a inteligência britânica desclassificou os documentos atinentes ao projeto da época, que eram confidencias por ser risco tanto para soberania inglesa quanto para a dos países aliados. Infelizmente, como era homossexual não assumido, Turing foi acusado de conduta indecente e condenado a escolher entre a prisão e a castração química. Essa última foi a sua escolha.


Alan Turing faleceu em 7 de junho de 1954 e até hoje há controvérsias sobre a causa de sua morte ter sido suicídio ou envenenamento. Por pressão de ativistas da área tecnológica, de políticos e da causa LGBT, em 11 de setembro de 2009, o governo britânico pediu oficialmente desculpas pelo preconceito e conduta que levaram ao falecimento precoce de Turing.


Se com 41 anos de vida Alan Turing conseguiu impactar o campo da computação, imagine se ele pudesse ter vivido normalmente até a sua velhice? Que tipos de equipamentos teríamos hoje em dia? Não se pode esquecer esse tipo de acontecimento que, por causa do preconceito, abreviou a vida de um dos maiores gênios da Humanidade. Quantos outros seres humanos foram excluídos por causa desse tipo de fato. É um caso para se refletir.

Foto de Alan Turing

O filme tem em seu elenco Benedict Cumberbatch (Alan Turing), Keira Knightley (Joan Clarke), Mathew Goode (Hugh Alexander), Rory Kinnear (Detetive Robert Nock), Mark Strong (Stewart Menzies), Charles Dance (Comandante Denniston) e outros. Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, o longa ainda concorreu nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante.

Estátua de Alan Turing

Um comentário:

  1. Sua crítica é boa. O filme de O Jogo da Imitacao foi incrível com Benedict Cumberbatch. Na verdade não sou muito fã do seu trabalho, mas no trailer do Brexit me surpreendeu também. Já viu? Acho que se consolidou como ator e conseguiu encantar ao espectador. Seus ultimos filmes bons de drama foram incríveis. Recomendo o seu próximo filme, é uma historia que vale a pena ver. Falar dele significa falar de uma grande atuação garantida, ele se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensdrama ao espectador. Para uma tarde de lazer é uma boa opção.

    ResponderExcluir

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas