sábado, 22 de junho de 2013

Minha opinião sobre as manifestações que estão acontecendo no Brasil em Junho de 2013



Falarei abertamente por intermédio do meu Blog sobre a minha opinião acerca das manifestações no Brasil.

A realidade que precisa ser mudada nesse exato momento (21 JUN 13) nas manifestações é: falta de uma liderança com uma identidade (sem anonimato). Isso é um fato incontestável. Os governos municipal e estadual do RJ já se manifestaram e já se colocaram à disposição para um debate. O governo federal fez o mesmo esta noite, nos mesmos moldes: se colocando à disposição das lideranças para conversar. Quem vai se apresentar para debater com as esferas governamentais? O "V"? Está na hora da liderança mostrar a cara e parar de convocar manifestações, que ao meu ver, a partir de hoje, tem um caráter especulativo e duvidoso.

A presidente se pronunciou e já está um monte de papagaio de pirata no Facebook reclamando (com uso de textos prontos)! Hoje, o Datena ficou mais de 15 minutos no ar falando um por um dos dispositivos do governo federal (leis, portarias, medidas provisórias, etc) que foram aprovados e estão em vigor com a destinação específica de desoneração dos transportes públicos do país todo! A cada um que ele lia, ele falava: "E porquê aumentou?" Isso os papagaios e os "anonymozinhos" não viram?

O pessoal está culpando a Dilma por coisas que ela não controla sozinha! Quem já estudou a Constituição sabe que quem mandam de fato no Brasil é o Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores)! E quem manda nas prefeituras e governos estaduais de fato são os vereadores e deputados estaduais! Presidente, prefeito e governador não devem pagar essa conta sozinhos! Não estou vendo NENHUM protesto culpado a outra classe política! Manifestantes estão se comportando como um gado conduzido: "Renan Calheiros, Feliciano, PEC 37,..., não são os únicos"! E depois reclamam de alienação! Eu pessoalmente já estou ficando incrédulo com essas manifestações!

Os próprios políticos já começaram a usar a manifestação em causa própria, seja tentando colocar os militantes dos partidos entre os manifestantes ou realizando atos "de apoio", como por exemplo, os senadores que estavam pressionando a presidente Dilma a se pronunciar, etc. Ela só ia se pronunciar na semana que vem, após se reunir com prefeitos e governadores. Chamar a responsabilidade para si ninguém quer, nem os políticos e nem os manifestantes. O negócio está sendo "se camuflar na multidão". Mas o que a grande massa quer é ser ouvida, independente do formato exigido em uma democracia. O povo não quer ser representado pelos políticos. Isso pode ser notado, pois estão externalizando uma indignação coletiva. Mas mesmo assim, há um protocolo a ser seguido, como os manifestantes de Brasília fizeram agora a noite (sete deles).

Já que a "modinha" é adotar a máscara do "V de Vingança" como "mascote", vamos entender o que é anônimo?
- segundo o dicionário Aurélio, atribuímos a palavra anônimo ao que não tem nome ou a algo que não leva a assinatura do autor, ou seja, podemos aplicar a qualquer ato sem autor definido.

Anonimato significa indefinição. E indefinição não ajuda em nada na política e na democracia.

Eu tenho a sensação de que as pessoas não viram o filme ou se viram não entenderam, pois não há uma estratégia definida para uma meta concreta. Há uma pluralidade de reivindicações e de alguma maneira as mesmas terão que ser organizadas e apresentadas. Há causas que nem nas redes sociais estão sendo mostradas. Só quem foi ao vivo é que viu.
Pois bem, voltando à questão do anonimato, se não sabemos quem é o autor e o dono da assinatura (da voz, do grito, etc), não adianta filosofar e dizer: é o povo, o gigante acordou (mesmo que sem cérebro), mudamos o status de deitado eternamente para blá, blá, blá... Não vai dar em nada. Repito... não vai dar em nada.

É histórico e científico: toda coletividade precisa de uma liderança. Podem conferir o que eu estou escrevendo aqui. Toda instituição coletiva precisa de alguém para centralizar e delegar condutas, pedidos, ações, etc. Ou a liderança será imposta ou ela será eleita. No caso da democracia, ela é eleita. Quando há uma concordância coletiva de insatisfação, a coletividade deve se organizar e se transformar, passando de anônimos para um movimento com nome e metas. No caso de alguns protestos convocados pelas redes sociais, as lideranças indiretas são a respectivas páginas que agendaram os eventos. E só estão servindo para alimentar e inflamar a insatisfação do povo. A estratégia inteligente seria canalizar essa raiva coletiva e direcioná-la para coleta de assinaturas de todos os manifestantes para cada pauta sendo citada nos protestos e apresentar nos respectivas casas, protocolando e tornando oficial o ato.

Se ninguém aparecer ou for escolhido, realmente o símbolo correto desses manifestantes é a máscara de anonimato, infelizmente. E nesse caso o anonimato também significará desordem e falta de clareza. Mas lembrem-se que no próprio filme "V de Vingança" havia um personagem central que influenciou o povo. E o mais importante: esse representou a vontade e a voz dos cidadãos. A democracia não é bagunça! A liderança omissa do movimento tem que se apresentar e organizar o protesto junto aos governos. Há sim uma liderança, mas a mesma ou é medrosa ou é oportunista.

Portanto, a atitude de radicalizar, rejeitar partido, vandalizar (que é a minoria), não se organizar, só gritar e fazer plaquinha, não passa de um "pão e circo" criado pelo povo para o próprio povo. O pão é a sensação de estar se alimentando de justiça e o circo... bem... acho que dispensa explicações. As pessoas vão para os protestos rindo, com a expressão de feliz (como se fosse carnaval), postam fotos no Facebook achando que estão fazendo parte da História, tiram fotos em locais depredados ou em chamas, escrevem palavras de ordem nas redes sociais, ou seja, é um comportamento diferente para cada sentimento individual. Os livros de História poderão retratar tanto algo positivo como algo negativo. Poderá estar nos livros daqui a 50 anos: o ano que o Brasil mudou ou o ano que o povo achou que ia mudar. Infelizmente, a tecnologia, quando usada sem critérios, tem esse lado nocivo de dar a sensação de ser ouvido por todos para os que reclamam e a sensação de impunidade para os que ofendem, incitam a desordem ou atitudes do tipo. Isso não é bom!

Outro fato que não é positivo: essa sensação coletiva de convocar uma revolução. Revolução nunca é boa e nunca é pacífica. Revolução deixa mortos e feridos. Será mesmo que precisamos de uma revolução? Será mesmo que o Brasil está tão ruim assim (comparem com países africanos, por exemplo)? Não podemos pedir uma reestruturação política que obrigue o sistema a funcionar? Não podemos pedir uma mudança ao invés de apenas apontar os problemas? O Brasil tem muita grana, mas o problema é a administração pública, em todas as esferas. Mudemos essa nossa cultura reativa, de só se mover após estabelecido o problema, para uma postura preventiva. Podemos muito bem, como coletividade, fiscalizar o poder público e cobrar resultados. O nosso problema é que votamos e não fiscalizamos. O nosso problema é que os maus exemplos de comportamento começam em nós. E nesse quesito, os políticos não passam de reflexo nosso. Exemplo: quando o país se candidatou para a Copa ninguém foi para as ruas e agora que já está em vias de fato, o povo está reclamando e avacalhando o mesmo. A mesma coisa ocorreu com as Olimpíadas. Hi-po-cri-si-a! Todos já sabiam que haveriam roubos, desvios e etc. Por que não fizeram protestos na época? Ah, não sabiam? Faltou a postura preventiva que falei. "A Copa será aqui? Vou pesquisar! Pronto! Não gostei do resultado!" Se fizéssemos isso, já estaríamos protestando antes do problema .

O ano de 2014 vem aí e vem com Eleições: para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Você já sabe quais são os nomes que estão fazendo "cagada" nessas esferas? Não??? Então comece a pesquisar agora, em 2013, pois em 2014 você já terá que saber em quem votar.

Enfim, se não houver ordem, organização e concordância por parte dos manifestantes, ao invés de restaurar a democracia, poderemos estar incitando a anarquia.

Deixo o vídeo do final de "V de Vingança" para os que quiserem ver e para os que tiverem dificuldade de entender o que eu escrevi. NÃO SOU CONTRA OS PROTESTOS. SOU A FAVOR DELES, MAS DE FORMA MAIS ORGANIZADA E COORDENADA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas