Pular para o conteúdo principal

Minha opinião sobre as operações das Polícias no Rio de Janeiro


Fonte de referência: G1 e Fantástico


Primeiramente peço aos que forem ler este post que o faça com calma e tranquilidade, evitando assim, interpretações erradas. Respirem, oxigenem seus cérebros e leiam com atenção.

Em minha opinião, independente da área ou do assunto, Direitos Humanos tem que ser para humanos direitos.

Sobre a operação que foi realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, para apreender o traficante chamado de Matemático, que acabou resultando em sua morte, digo que não estou com pena do bandido que se foi, pois o mesmo era um pavor para os moradores locais e dos arredores. Mas eu também não posso concordar com o tipo de atitude da polícia que colocou em risco de morte e ferimentos graves os moradores da comunidade que tiveram suas casas e apartamentos alvejados por centenas de projéteis. Concordo que se o bandido reagir e revidar com tiros, com o objetivo de matar o policial, esse (o bandido) deve ser 'neutralizado", pois a vida do policial vem em primeiro lugar nessa guerra. Acrescento que não se pode ignorar que a segurança do cidadão é a atividade fim da polícia. Então se a mesma coloca a vida do cidadão em risco, ela sempre será questionada.

Não estou aqui crucificando os policiais e nem estou defendendo o pessoal dos Direitos Humanos que querem a "cabeça dos mesmos em uma bandeja". Apenas estou sendo coerente e contextualizando o acontecimento. Os policiais estão de parabéns por terem "neutralizado" uma ameaça mortal como esse traficante. Só pisaram na bola pela quantidade de disparos efetuados, pois o mais assustador nisso tudo foi o risco de morte causado pelas rajadas feitas do helicóptero, as quais só são certeiras em filmes e demais obras de ficção. Na vida real é aquela "saraivada de pipoco" sem direção que foi mostrado. E a minoria acertou o "alvo" (o carro). A maior parte acertou o asfalto, ricocheteando e acertando as casas e outra parte acertou diretamente os telhados paredes e algumas janelas. Se alguém duvida, faça uma visita ao vivo no local e veja com seus próprios olhos.

Se o helicóptero foi alvo de tiros, é absolutamente normal que os policiais revidem, pois ninguém do lado da lei quer ver aquela cena de helicóptero caindo e policiais morrendo. Uma triste realidade é que toda favela tem suas casas esburacadas por conflitos, mas nesse caso, em que os tiros vieram de cima, não havia nem como o morador se proteger com segurança, pois nem todas as casas tem lage. O resultado final poderia ter sido uma grande quantidade de pessoas feridas ou mortas. Cabe ressaltar que seriam pessoas inocentes, ou seja, moradores. Poderia ser um estudante ou grupo de adolescentes voltando da escola, um trabalhador voltando para casa ou uma criança brincando no quintal. Poderia ser eu ou alguém da minha família. Pare e imagine sua casa sendo alvejada por tiros vindos do alto. Tiro de traficante é algo que se entende (há uma lógica pelo fato de ser bandido), pois eles estão "cagando e andando" para as pessoas ao seu redor, efetuando tiros a esmo e "que se dane" se pegar no morador. Mas esse tipo de "fogo" (do alto) vindo da polícia, só entenderemos em casos de legítima defesa, pois é a vida do policial em risco e o mesmo tem que se defender para voltar para casa e rever a sua família. Mas mesmo com esses contratempos, em minha opinião o caso foi positivo e os policiais não devem ser afastados. Pelo contrário. Os mesmos devem continuar em ação após analisarem suas ações, pois só a prática leva a perfeição. E dada a importância da necessidade de se neutralizar o bandido na época, eu entendo o que se passou na cabeça daqueles policiais. Foi algo do tipo: essa e a chance de ouro e não podemos desperdiçá-la. Mas tenho uma opinião sobre a situação de "faca de dois gumes" que ocorreu: se for colocar em risco a vida de inocentes, ABORTE a missão!

Entre a vida de um bandido ou a de um policial, é claro que a escolha é pela vida do trabalhador e chefe de família, nesse caso, o policial. Mas a policia quando entra em uma favela para realizar uma operação planejada, tem que ter consciência de que entre os moradores, existem pessoas de bem, trabalhadoras e honestas (em sua grande maioria). A postura na citada "operação" parecia um tratamento exclusivo para uma vila residencial de traficantes, o que não foi o caso.

O que mais me assusta é a quantidade de pessoas apoiando a postura da polícia nas redes sociais. É positivo de um lado, pois com certeza a população tem que estar do lado da lei, mas é negativo por outro, porque esse tipo de postura "mamãe tô no Vietnã" não deve ser vista como atitude heróica. Ok, eles neutralizaram um dos maiores bandidos que havia na cidade e que causava horror na população! Mas da próxima vez, será que dá para matar o bandido sem tentar matar o morador? Quem está apoiando essa operação e seus tiros disparados, com certeza não mora em favela e não sabe o que se passa vivendo em uma (e se já morou, quer fingir que isso nunca aconteceu). Eu moro em favela e infelizmente é rotineiro os helicópteros da polícia do RJ realizarem esses tipos de disparos. Isso não é seguro para a população e pode ocasionar vários tipos de acidentes ou mortes. E com certeza virão aqueles demagogos moradores da Zona Sul, que vê uma "bala perdida" uma vez ou outra, querer das "pitaco" como se entendessem da rotina de uma favela. Quem conhece a rotina da favela são os moradores e os policiais que fazem operação na mesma e ponto final.

Outro fato sobre os apoios nas redes sociais é a falta de interpretação por parte de quem compartilha os conteúdos. A corregedoria não criticou a morte do traficante. O que foi questionado foi a real necessidade da forma que a "operação" aconteceu e a quantidade de disparos efetuados sobre uma área residencial. Vamos apoiar a polícia, mas também vamos prestar atenção quando algo sair do controle. o nome disso é equilíbrio, pois queremos uma polícia que nos mantenha seguros e se mantenha em segurança também. Não queremos milícias fardadas. Simples assim!

A mídia em determinadas épocas irá passar matérias sensacionalistas ou divulgará as mesmas na internet, como foi o caso da Globo e do Jornal Extra. Em ano pré-eleição começa o "jogo de xadrez" com os eleitores. Mas nós como eleitores devemos ter consciência e não se impressionar com certos conteúdos divulgados.

Operação policial deve ser planejada com base na inteligência e executada com cautela. Simplesmente digo isso porque uma operação realizada com profissionalismo, garantirá que o policial mantenha-se vivo e o cidadão também. Essas são as partes mais importante: a vida do policial e do cidadão. O resto é consequência da operação. Com certeza acidentes acontecerão, mas no caso da operação citada nesse post, se os acidentes tivessem ocorrido, seria por escolha dos policiais que assumiram o risco de suas atitudes não planejadas. Um coisa é fato: não queremos a polícia dos anos 90 ressucitando em nossa cidade.

Sobre o pessoal dos Direitos Humanos que estão aproveitando a situação para "aparecer na mídia", acho melhor eles começarem a dar apoio as famílias dos policiais que morrem e aos cidadão que são vítimas de crimes, pois nesses acontecimentos, não vejo nenhum deles prestando solidariedade e/ou suporte. Do mesmo modo, seria mais inteligente esse pessoal estar prestando apoio à senhora que foi estuprada por um menor no ônibus 369. Eles (Direitos Humanos) tem que começar a prestar apoio ao cidadão de bem, que trabalha honestamente e não comete crimes. Chega dessa postura pró-marginal, pois a própria população já está sem paciência.

Enfim, essa é minha opinião... opinião de quem convive com a realidade nua e crua dos dias na favela e que torce para que o bem porspere sobre o mal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

MEGA-POST: FOTOS DE PERSONAGENS DE DESENHOS ANIMADOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Aproveitando a campanha que rola nas Redes Sociais, o Cinema e Variedades disponibiliza abaixo algumas fotos de personagens de desenho animado. Foi até boa esssa idéia, pois na Rde Social só podemos colocar uma foto. Como sou eu que escrevo (rsrsrsrs) colocarei uma porção de fotos de desenhos (e afins) que eu curtia na infância e adolescência (e outros não rs). Espero que vocês curtam!
CAVALEIROS DO ZODÍACO