sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Aprenda a Particionar um HD de Notebooks HP com Windows 7 Home Basic


Nesses dias eu passei por uma situação chata. Eu precisei particionar o HD de um notebook da HP para usar a nova unidade como forma de salvar os documentos do usuário em local seguro. Isso serve para prevenir a perda de dados, no caso de haver a necessidade de reinstalar o sistema operacional. O referido notebook veio com o Windows 7 Home Basic. Eu já tive experiências em particionar o HD em outras versões do Windows 7 (Home Premium e Professional) e todas foram bem sucedidas com o uso do recurso do próprio Windows: o Gerenciamento de Disco (Iniciar > Clicar com o botão direito do mouse em Computador > escolher a opção Gerenciar > Gerenciamento do Computador > Repositório > Gerenciamento de Disco). Porém, na versão Home Basic que vem nos Notebooks da HP, o sistema operacional não deixa realizar a formatação da parte diminuída do volume C para a criação de uma nova partição. Isso ocorre devido ao número de partições dinâmicas que já vem configuradas de fábrica. A maioria dos notebooks da HP vem com a seguinte configuração:
  • C: - Windows;
  • D: - Recovery (utilizado para a recuperação das configurações que vieram de fábrica e reinstalção do sistema operacional juntamente com os drivers);
  • E: - Tools (ferramentas da HP que são basicamente softwares); e
  • F: - Unidade de CD/DVD.
Usei todos os programas possíveis e imagináveis para realizar o particionamento (EAESUS, Partition Wizard, Partition Magic, Partition Manager, etc). Usei até uma distribuição do Linux que vem com o software G Parted Live (muito bom , por sinal). A parte de diminuir a partição C e gerar o novo espaço não configurado era realizado com êxito. Porém, na hora de formatar e criar a nova partição, continuava dando a mensagem que o sistema operacional não permitia realizar o procedimento.

A solução para esse problema foi a exclusão da partição Tools, indicada no próprio site da HP, pelo simples fato de todos os softwares existentes nela, estarem disponíveis no site da fabricante. Jamais exclua a partição Recovery, pois ela é muito importante e útil. Eu mesmo já utilizei no meu notebook, com o HD particionado para gravar os arquivos pessoais em outra unidade. O mais impressionante é que o Recovery não excluiu a partição que eu criei. Ele apenas reconfigurou a partição C, deixando todo o restante intacto.

Então, se precisar criar uma nova partição em um Notebook da HP, com Windows 7 Home Basic, antes de qualquer procedimento, exclua a partição Tools. Após isso, diminua a partição C e continue os procedimentos normais para cirar o novo volume (atribuir letra, formatar, etc).

3 comentários:

  1. bosta de topico, nao diz nada

    ResponderExcluir
  2. Formatei a partição HP_TOOls, excluí ela, tentei redimensionar a partição C para unir com a partição excluída, mas não apareceu a opção pra mim.

    ResponderExcluir

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas