Pular para o conteúdo principal

Aprenda a Particionar um HD de Notebooks HP com Windows 7 Home Basic


Nesses dias eu passei por uma situação chata. Eu precisei particionar o HD de um notebook da HP para usar a nova unidade como forma de salvar os documentos do usuário em local seguro. Isso serve para prevenir a perda de dados, no caso de haver a necessidade de reinstalar o sistema operacional. O referido notebook veio com o Windows 7 Home Basic. Eu já tive experiências em particionar o HD em outras versões do Windows 7 (Home Premium e Professional) e todas foram bem sucedidas com o uso do recurso do próprio Windows: o Gerenciamento de Disco (Iniciar > Clicar com o botão direito do mouse em Computador > escolher a opção Gerenciar > Gerenciamento do Computador > Repositório > Gerenciamento de Disco). Porém, na versão Home Basic que vem nos Notebooks da HP, o sistema operacional não deixa realizar a formatação da parte diminuída do volume C para a criação de uma nova partição. Isso ocorre devido ao número de partições dinâmicas que já vem configuradas de fábrica. A maioria dos notebooks da HP vem com a seguinte configuração:
  • C: - Windows;
  • D: - Recovery (utilizado para a recuperação das configurações que vieram de fábrica e reinstalção do sistema operacional juntamente com os drivers);
  • E: - Tools (ferramentas da HP que são basicamente softwares); e
  • F: - Unidade de CD/DVD.
Usei todos os programas possíveis e imagináveis para realizar o particionamento (EAESUS, Partition Wizard, Partition Magic, Partition Manager, etc). Usei até uma distribuição do Linux que vem com o software G Parted Live (muito bom , por sinal). A parte de diminuir a partição C e gerar o novo espaço não configurado era realizado com êxito. Porém, na hora de formatar e criar a nova partição, continuava dando a mensagem que o sistema operacional não permitia realizar o procedimento.

A solução para esse problema foi a exclusão da partição Tools, indicada no próprio site da HP, pelo simples fato de todos os softwares existentes nela, estarem disponíveis no site da fabricante. Jamais exclua a partição Recovery, pois ela é muito importante e útil. Eu mesmo já utilizei no meu notebook, com o HD particionado para gravar os arquivos pessoais em outra unidade. O mais impressionante é que o Recovery não excluiu a partição que eu criei. Ele apenas reconfigurou a partição C, deixando todo o restante intacto.

Então, se precisar criar uma nova partição em um Notebook da HP, com Windows 7 Home Basic, antes de qualquer procedimento, exclua a partição Tools. Após isso, diminua a partição C e continue os procedimentos normais para cirar o novo volume (atribuir letra, formatar, etc).

Comentários

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

MEGA-POST: FOTOS DE PERSONAGENS DE DESENHOS ANIMADOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Aproveitando a campanha que rola nas Redes Sociais, o Cinema e Variedades disponibiliza abaixo algumas fotos de personagens de desenho animado. Foi até boa esssa idéia, pois na Rde Social só podemos colocar uma foto. Como sou eu que escrevo (rsrsrsrs) colocarei uma porção de fotos de desenhos (e afins) que eu curtia na infância e adolescência (e outros não rs). Espero que vocês curtam!
CAVALEIROS DO ZODÍACO