Pular para o conteúdo principal

Aprenda a Particionar um HD de Notebooks HP com Windows 7 Home Basic


Nesses dias eu passei por uma situação chata. Eu precisei particionar o HD de um notebook da HP para usar a nova unidade como forma de salvar os documentos do usuário em local seguro. Isso serve para prevenir a perda de dados, no caso de haver a necessidade de reinstalar o sistema operacional. O referido notebook veio com o Windows 7 Home Basic. Eu já tive experiências em particionar o HD em outras versões do Windows 7 (Home Premium e Professional) e todas foram bem sucedidas com o uso do recurso do próprio Windows: o Gerenciamento de Disco (Iniciar > Clicar com o botão direito do mouse em Computador > escolher a opção Gerenciar > Gerenciamento do Computador > Repositório > Gerenciamento de Disco). Porém, na versão Home Basic que vem nos Notebooks da HP, o sistema operacional não deixa realizar a formatação da parte diminuída do volume C para a criação de uma nova partição. Isso ocorre devido ao número de partições dinâmicas que já vem configuradas de fábrica. A maioria dos notebooks da HP vem com a seguinte configuração:
  • C: - Windows;
  • D: - Recovery (utilizado para a recuperação das configurações que vieram de fábrica e reinstalção do sistema operacional juntamente com os drivers);
  • E: - Tools (ferramentas da HP que são basicamente softwares); e
  • F: - Unidade de CD/DVD.
Usei todos os programas possíveis e imagináveis para realizar o particionamento (EAESUS, Partition Wizard, Partition Magic, Partition Manager, etc). Usei até uma distribuição do Linux que vem com o software G Parted Live (muito bom , por sinal). A parte de diminuir a partição C e gerar o novo espaço não configurado era realizado com êxito. Porém, na hora de formatar e criar a nova partição, continuava dando a mensagem que o sistema operacional não permitia realizar o procedimento.

A solução para esse problema foi a exclusão da partição Tools, indicada no próprio site da HP, pelo simples fato de todos os softwares existentes nela, estarem disponíveis no site da fabricante. Jamais exclua a partição Recovery, pois ela é muito importante e útil. Eu mesmo já utilizei no meu notebook, com o HD particionado para gravar os arquivos pessoais em outra unidade. O mais impressionante é que o Recovery não excluiu a partição que eu criei. Ele apenas reconfigurou a partição C, deixando todo o restante intacto.

Então, se precisar criar uma nova partição em um Notebook da HP, com Windows 7 Home Basic, antes de qualquer procedimento, exclua a partição Tools. Após isso, diminua a partição C e continue os procedimentos normais para cirar o novo volume (atribuir letra, formatar, etc).

Comentários

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

O Exército Brasileiro continua o processo de inserção das mulheres em suas fileiras

Mulheres no Exército Brasileiro
No dia 19 de dezembro de 2014, o Exército Brasileiro publicou em seu Boletim ostensivo, mais um passo para a inserção das mulheres nas Forças Armadas. Foi estabelecido que haverá segmento feminino no processo seletivo de Cabos Temporários, que ocorre nas Regiões Militares. Há projetos para a formação de oficiais mulheres combatentes a partir de 2016 ou 2017 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Atualmente, o Exército Brasileiro possui os seguintes processos de seleção para mulheres:
- Oficiais de carreira: Escola de Saúde (EsSEx) e Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); - Oficiais temporários: existe os Oficiais Técnicos Temporários (OTT) e os Oficiais Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDV) - seleção anual nas Regiões Militares; - Sargentos de carreira: Sargentos de Saúde - concurso controlado pela Escola de Sargentos das Armas (EsSA); - Sargentos temporários: Sargentos Técnicos Temporários (EBST) - seleção anual…