domingo, 27 de janeiro de 2013

A credibilidade baixa dos evangélicos de hoje em dia. (Bônus: lista da Forbes com os 5 pastores mais ricos do Brasil)



Antes de iniciar o texto desta postagem, deixo bem claro que eu não sou preconceituoso com nenhuma pessoa. Eu respeito todas, independente da cor da pele, classe social, crença, sexualidade,  regionalidade, etc. Esta postagem visa expor a minha opinião em relação ao fato das pessoas não respeitarem os evangélicos de hoje em dia como respeitavam antigamente. Deixo claro que não sou opositor de nenhuma religião.

Sou nascido na década de 1980 e a lembrança que tenho dessa época é a seguinte: quando as pessoas viam uma outra com a Bíblia na mão, elas a olhavam com um certo respeito. Dependendo da reputação (ou "fama") da mesma que carregava o livro sagrado, olhavam até com um certo temor. Existiam muitos evangélicos que ficavam a frente de trabalhos de oração e por vezes associava-se a estes, certos acontecimentos "sobrenaturais". O resultado era um respeito por essas pessoas que tinham "dons espirituais".

Hoje em dia, as pessoas frequentam as igrejas com diferentes intenções. Antes, a maioria comparecia aos templos para adorar a Deus, estar em comunhão (contato frequente) com seu irmão de fé (pessoa com mesma crença) e intenções semelhantes. Infelizmente hoje em dia o que vemos são as pessoas irem a igreja para outros propósitos. Falo tanto dos membros comuns quanto dos que desejam seguir "carreira" no ministério eclesiástico.

O problema é que atualmente as igrejas se parecem mais com clubes ou círculos sociais, onde as pessoas se encontram para se exibirem, disputando quem é mais bem sucedido, mais bem vestido, que tem o melhor carro, melhor profissão, melhor casa, melhor TV, melhor telefone ou melhor qualquer outra coisa. No caso específico das mulheres, por incrível que pareça, existe até uma disputa com a colocação de próteses de silicone (nos seios e no bumbum). Uma cirurgia séria sendo usada como status social. Inclue-se nisso, a passarela de moda gospel sensual/erótica, com roupas provocantes e afins, somada aos apliques e implantes de cabelo. Não sou contra a sensualidade e/ou sexualidade, mas penso que a igreja não é um ambiente apropriado para externalização exarcebada dessas características tão superficiais. Afinal, em um local onde os frequentadores dizem ser os escolhidos de Deus, sal da terra, luz do mundo, lavados no sangue de Jesus e protegidos das artimanhas do "inimigo", não é viável haver práticas que são diretamente associadas aos pecadores, ímpios, mundanos e que negam ao mesmo Jesus (segundo a doutrina das igrejas). Esse tipo de comportamento que a igreja evangélica demonstra hoje em dia é algo contraditório, pois dá-se mais valor e atenção ao "material" (externo e mortal) do que ao "espiritual" (interno e eterno). É mais fácil ouvir uma pregação sobre prosperidade do que sobre bondade.

Sinceramente falando, há igrejas em que as "irmãs" vão para os cultos com roupas que fazem as prostitutas parecerem freiras. E tem "irmãos" que "enchem a cara" com tanta bebida alcoólica que fazem os carros Flex parecerem brinquedo de criança. Não estou generalizando, mas se fosse em outros tempos, os líderes religiosos chamariam essas pessoas e lhe dariam conselhos (em alguns casos haveria uma punição). No caso de persistirem na conduta, seriam convidados a se retirar da igreja. Porém, na atualidade o mais importante não é quantos membros comprometidos tem na sua congregação e sim quanto de dízimos e ofertas você arrecada. É como eu escrevi acima: material se sobrepondo ao espiritual.

Parece que hoje em dia a lógica atual é a seguinte: fazer coisas erradas estando na igreja tá "certinho", mas estando fora da igreja, tá errado! Pois o que vemos hoje em dia são evangélicos que fazem as mesmas coisas de quem não frequenta igreja (e às vezes fazem pior)... e se acham "santos" e no direito de falar dos outros. O nome disso é hipocrisia que segundo o dicionário significa: "Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão, etc". É a falsa sensação de superioridade que algumas religiões provocam nas pessoas.

Por isso eu parei de frequentar a igreja. Não saí para aloprar nem nada do tipo, pois minha personalidade nunca foi essa. Nada contra quem faz, mas não é meu estilo de vida. Saí porque não concordei com o estatuto (pois toda igreja tem um - pergunte ao seu pastor presidente), com as normas, com os costumes e principalmente, com a hipocrisia predominante no meio. Em sua maioria, os frequentadores fingem ser algo que não são: cristãos. Acho que nem sabem o significado da palavra. Hoje em dia minha visão de religião é totalmente diferente do que eu tinha há 10 anos atrás. Hoje em dia as pessoas frequentam a igreja com vários propósitos, mas para adorar a Deus é uma minoria microscópica.

É muito fácil ficar indo para os cultos, com uma máscara e uma capa, e depois disso, sair para tomar torre de chopp no shopping, ir para a balada ou fazer orgias. E ainda ter a "cara de pau" de pregar a palavra de Deus no dia seguinte e se gabar da fé em redes sociais.
 
A fórmula é bem simples: se quer fazer coisas que a sua igreja ou a Bíblia (segundo a sua religião) não "aprova", saia da igreja e bote a cara para bater no "mundão". Ou procure uma igreja que aceite suas práticas. Não tenho nada contra os homossexuais, mas se esses, por exemplo, frequentam uma igreja que não os aceitam, mudem-se para uma igreja inclusiva e serão felizes. O mesmo digo para demais estilos de vida que fogem à proposta "tradicional". Existem igrejas para todos os gostos. Na minha visão Deus não julga ninguém, pois os estereótipos são criados pelo homem, assim como a Bíblia foi escrita pelos mesmos (inspirados por Deus ou não).

Mas infelizmente, hoje em dia, a quantidade de dízimo é mais importante que o nível de comprometimento dos que frequentam os templos religiosos. E também, os evangélicos parecem estar mais preocupados em se autopromoverem como os mais corretos do mundo do que exercer a caridade de Jesus. Se Ele (Jesus) estivesse enterrado, estaria se contorcendo no túmulo. Mas segundo a Bíblia ele está nos céus... deve estar se contorcendo lá mesmo.



Para fechar, deixo essa postagem do UOL sobre um ranking dos pastores mais ricos do Brasil pela Forbes:
- Link do UOL: Pastores milionários do Brasil;
- Link original da Forbes: The Richest Pastors in Brazil.

Tirem suas próprias conclusões .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas