Pular para o conteúdo principal

Dica de Filme O Preço do Amanhã

 


Para que você entenda este texto, eu preciso que você esqueça tudo o que aprendeu na escola sobre o fato de nós seres-humanos termos o seguinte ciclo de vida em comum: nascer, crescer, se reproduzir, envelhecer e morrer. Simplesmente esqueça toda essa teoria. Esqueceu? Esqueça também o modo como funciona os empregos, o consumo de bens e de alimentos no nosso mundo! Esqueceu isso também? Ok! Vamos ao próximo parágrafo.

Imagine agora que você nasceu em um mundo onde todos os seres humanos não envelhecem e nem adoecem. Neste mundo, a sua aparência de 25 anos de idade será a sua imagem imutável. Isso mesmo! As pessoas, a partir dos 25 anos de idade, não envelhecerão e continuarão com uma aparência jovem, que neste caso se refere a imagem de 25 anos. Eu sei que é reduntante ficar repetindo o termo “25 anos”, mas esse é um dos fatos que servem de base nesse mundo qe estou apresentando. Além de “congelar” na aparência, ao completar a referida idade, um relógio de controle do tempo de vida surge nos antebraços esquerdos de todas as pessoas. A partir desse momento todos ganham exatamente mais 1 (um) ano para viver. Isso mesmo! É só 1 (um) ano de vida. Quer saber o que acontece quando se passa esse tempo? Simplesmente a pessoa morre. A não ser que ela execute atividades em que o pagamento seja em tempo de vida. Na verdade, nesse mundo não existe dinheiro. Então se a pessoa arrumou um emprego, lhe pagarão com tempo. Ou seja, assim como no mundo real nós trabalhamos para ganhar dinheiro, nesse mundo trabalha-se para ganhar tempo de vida (segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos). Quanto menor for a remuneração do seu trabalho, menos tempo você viverá. Assim como nós usamos dinheiro para pagar aluguel, comprar materiais, comida e outros itens de necessidade (ou supérfluos), nesse mundo as pessoas usam o tempo de seus relógios de vida para fazer o mesmo. Enquanto no mundo real um almoço pode nos custar R$ 20,00, o mesmo almoço poderia custar 2 semanas da vida da pessoa no contexto mencionado.


Você está curioso para saber que mundo é esse onde as pessoas possuem um tempo de vida exposto no corpo? Estou falando do filme “O Preço do Amanhã” (In Time / 2011) escrito e dirigido por Andrew Niccol e com os seguintes atores no elenco principal: Justin Timberlake (Amizade Colorida), Amanda Seyfried (A Garota da Capa Vermelha), Cillian Murphy (A Origem) e Johnny Galecky (The Big Bang Theory). No filme, o tempo de vida virou a moeda corrente e a população é separada em zonas onde a quantidade de tempo por pessoas é limitada de acordo com o local onde vivem. Praticamente as pessoas não podem mudar de zona, pois o pedágio é quase o tempo total que as pessoas possuem para viver. Isso inibe a migração de de uma zona para outra, exceto para as pessoas ricas. Quanto mais pobre for a zona, menos tempo de vida as pessoas terão e quanto mais rica, será possível viver um maior tempo.

Na história Will Salas recebe um século de vida como presente de um estranho, cujo ele salvou a vida em briga de bar. O homem simplesmente lhe deu 116 anos de vida e se suicidou, deixando seu relógio chegar a zero enquanto estava sentado em uma ponte. Após isso, Salas resolve ir até a zona mais rica como forma de luto pela morte de sua mãe, que ocorreu em seus braços. Mas os Guardiões do Tempo, que são uma espécie de Receita Federal do tempo, começaram a rastreá-lo, por ser suspeito do assassinato do estranho que o presenteou. Não vou contar detalhes do filme, porque isso estragaria a intenção do diretor, que é surpreender o espectador (eu me surpreendi). Então, eu lhe aconselho ver o filme, pois o mesmo é cheio de ação e acontecimentos muito envolventes.

A teoria do roteiro se assemelha muito ao que ocorre no mundo real, onde existe um sistema de distribuição de renda que favorece as classes mais ricas e praticamente limita o acesso das classes mais pobres a uma qualidade de vida melhor. Simplesmente os pobres tem que morrer para que o mundo não fique superpovoado e ocasione uma escassez de recursos energéticos, de alimentação, etc. Nesse cenário, os mais ricos se beneficiam, pois são a elite dominante que usufrui da maioria dos recursos e criam estratégias econômicas para que o dinheiro que circule nas classes mais baixas tenha um limite. Enfim, ao ver o filme, você irá identificar muitas semelhanças entre a realidade e a ficção. Vale a pena conferir, pois o que mencionei acima não chega a 10% da história.

Antes de mostrar os trailers eu agradeço ao meu amigo João Marcelo pela dica de filme. E deixo uma pergunta para você que leu esse texto: o que você faria se tivesse apenas mais 1 dia de vida???

Assista abaixo dois trailers do filme.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

O Exército Brasileiro continua o processo de inserção das mulheres em suas fileiras

Mulheres no Exército Brasileiro
No dia 19 de dezembro de 2014, o Exército Brasileiro publicou em seu Boletim ostensivo, mais um passo para a inserção das mulheres nas Forças Armadas. Foi estabelecido que haverá segmento feminino no processo seletivo de Cabos Temporários, que ocorre nas Regiões Militares. Há projetos para a formação de oficiais mulheres combatentes a partir de 2016 ou 2017 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Atualmente, o Exército Brasileiro possui os seguintes processos de seleção para mulheres:
- Oficiais de carreira: Escola de Saúde (EsSEx) e Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); - Oficiais temporários: existe os Oficiais Técnicos Temporários (OTT) e os Oficiais Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDV) - seleção anual nas Regiões Militares; - Sargentos de carreira: Sargentos de Saúde - concurso controlado pela Escola de Sargentos das Armas (EsSA); - Sargentos temporários: Sargentos Técnicos Temporários (EBST) - seleção anual…