sábado, 15 de dezembro de 2012

Crítica: O Espetacular Homem-Aranha (Contém Spoilers)




Lançado no Brasil em 6 de Julho de 2012, O Espetacular Homem-Aranha se mostrou não tão espetacular assim. O filme tem a direção de Marc Webb (500 Dias Com Ela) e traz em seu elenco nomes de peso como Martin Sheen (Tio Bem), Sally Field (Tia May), Andrew Garfield (Peter Parker/Homem-Aranha) e Emma Stone (Gwen Stacy).

Falando de forma simples e resumida, em minha opinião, o filme foi muito mal produzido. Me desculpem os que gostaram, mas eu não me agradei com o resultado final. A história é boa, mas houve algum problema de entrosamento na hora de passar as idéias do papel para a telona. Tenho a impressão que houve uma preocupação maior em fazer um blockbuster do que realmente nos mostrar a “história nunca contada” do herói. Me pareceu mais uma fórmula para arrecadar muito dinheiro através dos efeitos 3D do que uma real vontade de fazer um filme envolvente. Este filme foi um reboot mal sucedido e que perde em muitos aspectos para a franquia anterior. Falando da trilogia antecessora, com certeza Homem-Aranha e Homem-Aranha 2 foram filmes ótimos, mas Homem-Aranha 3 foi uma tragédia, onde além de matarem vários personagens importantes, atropelaram toda a história por causa de brigas nos bastidores da produção. Por isso estamos vendo esse “recomeço” da franquia nos cinemas, com renovação no elenco e na direção.

Como lado positivo eu posso citar a aparição da Gwen Stacy, que é namorada de Peter Parker antes de Mary Jane. Mas confesso que fiquei confuso com esta nova história que mostra um Peter Parker meio esquisito e fora de contexto. O lado genial de Parker mais uma vez não foi mostrado e assim percebemos que Hollywood quer nos empurrar a imagem de um bobalhão que é picado por uma aranha e fica saltando por Nova Iorque. Pelo menos o Homem-Aranha está debochado (nisso acertaram). Andrew Garfield e Emma Stone se esforçaram para nos mostrar um casal apaixonado, mas a química não foi totalmente convincente pelo fato do roteiro não criar uma base sólida para o romance (e olha que eles namoram na vida real, hein!). O casal passou de estranhos para íntimos sem motivo lógico. A cena em que Parker revela para Stacy que ele é o mascarado podia ter um impacto muito maior se os fatos anteriores fossem mais realistas. O filme possui incontáveis cenas ridículas e desnecessárias que poderiam ser substituídas por cenas compatíveis com a HQ. Alguns personagens, como o Dr. Connors e o Capitão Stacy foram mal aproveitados. Poderiam haver diálogos mais profundos entre eles e Peter Parker, ou cenas com mais destaques.

Outro fato positivo foi a participação do Stan Lee. Com certeza foi a participação mais engraçada do gênio criador de heróis em filmes da Marvel. Infelizmente, não foi na melhor adaptação. Parece que essa “cruz” de não conseguir engrenar o Homem-Aranha na TV e no cinema, ainda perseguirá Stan Lee por alguns anos.

Não sei quem foi o culpado deste filme sobre um herói possuidor de uma história tão rica de detalhes ser tão fraco . Espero que os próximos filmes, eles consigam reproduzir pelo menos 50% do que o Homem-Aranha é na HQ. Eu dou um desconto sobre os lançadores de teia, pois relamente há versões diferentes, onde em uma a teia é produzida pelo corpo e na outra a teia é artificial. O próprio contexto do Dr. Connors foi mal adaptado.

Até agora estou me perguntando o seguinte:

- Onde está a inteligência científica do Peter Parker?
- Por que após a mordida ele foi manifestar os poderes no metrô (WTF?)? De onde ele estava vindo e com sono? Nem uma febrezinha ele teve?
- Onde foi parar a força do Homem-Aranha? Nunca vi ele apanhar tanto em um filme!
- É com essa performance ridícula que ele quer participar de Os Vingadores?
- Vocês não acham que para um nerd tímido ele está muito exibido e confiante?
- Eu entendo que quiseram mostrar o início do herói de forma bem crua para entendermos seu amadurecimento e fortalecimento com o tempo, mas precisava daquele momento “oi, estou ajudando a polícia” na cena do ladrão de carros?
- Como e porquê a polícia começa a perseguir o Homem-Aranha sem muita participação da imprensa? 
- Como a população se tonra fã do Homem-Aranha sem aparecer muita coisa na imprensa? Cadê o Clarim Diário? Cadê o J. Jameson reclamando do “bandido mascarado”?
- E como assim alinharam as gruas para ajudar o Homem-Aranha sem conhecer sua real intenção? Um amigo do meu trabalho me fala que ele é legal e todo mundo acredita sem questionar?

Enfim, para uma história tão rica de detalhes e acontecimentos como a do Homem-Aranha, este filme foi uma ofensa aos fãs da HQ, pois entitularam de espetacular um produto que foi no mínimo medíocre. Espero que a continuação desta franquia seja mais feliz que o início. A quantidade de vilões que existe nas histórias do Homem-Aranha dá margem para uns dez filmes de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas