Pular para o conteúdo principal

Igrejas Evangélicas criam "tática" para Dia de São Cosme e Damião

Fomte: DelDebbio.com e Jornal Extra


Quanto mais eu leio, mais eu fico surpreso com a capacidade do ser humano criar conflitos ideológicos com as coisas mais ridículas. Segundo o site do Marcelo Del Debbio e uma reportagem do Jornal Extra, algumas igrejas evangélicas criaram uma tática para "combater" a distribuição de doces no feriado de São Cosme e São Damião, algo que é tradicional na igreja católica e outras religiões simpatizantes dos santos. 

Leia abaixo o texto de uma das reportagens e logo depois leia um comentário meu:

"Um grupo de evangélicos está tirando doce de criança com uma mão para dar com a outra. A troca acontece em pleno Dia de São Cosme e São Damião, comemorado em 27 de setembro na cultura popular. E dentro da igreja Projeto Vida Nova, na Vila da Penha, onde os pastores “convidam” mil meninas e meninos a entregar-lhes os saquinhos que conseguiram na rua para receber outros, “abençoados por Deus”.

- É apenas um convite. Só entrega os doces quem quer – avisa o pastor Israel Teixeira.

O pastor Isael Teixeira diz que sua igreja pede para trocar o doce abençoado pelo amaldiçoado.

Ele conta que geleia, pipoca doce, bananada e pirulito chegam às mãos de oito a dez mil crianças, nos 70 templos da unidade, ao lado de uma surpresa: a Bíblia. É para comer “orando”.

- A gente pede para trocar o doce abençoado (da igreja) pelo amaldiçoado. Nosso projeto é um meio de trazer as crianças (que não são evangélicas) para o bem, livrando-as do mal. Se a criança come doce (de rua), pode plantar uma semente dentro dela. Eles (outros religiosos) invocam os espíritos para que entrem nos doces – diz.

A entrega dos sacos gospel é promovida na igreja há mais de 20 anos. Três deles com a presença da cabeleireira Raquel Cristo, de 36 anos, uma fiel convertida.

- Se alguém dá doce para meu filho na rua, eu até pego para não fazer desfeita. Mas depois jogo fora. Minha mãe foi espírita e nós vivíamos doentes. Ela fazia mesa de doces de Cosme e Damião e chamava sete crianças para comê-los. Hoje, acredito que a função disso era transferir a nossa doença para elas.

Para o presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), babalaô Ivanir dos Santos, a ação evangélica “dá sentido a uma mentira”.

- Estão fazendo troca simbólica com as crianças porque, no fim das contas, também dão doces. Demonizar a fé de outra religião e ter um mesmo sentido, que é o doce, é um ato de intolerância. E isso, sim, é pecado.

A vice-presidente do Movimento Umbanda do Amanhã (Muda), Marilena Mattos, concorda.

- Isso é um fiel retrato da intolerância religiosa. Eles estão mostrando que não aceitam a Umbanda como religião, pois estão denominando nossos rituais como sendo do mal – defende.

Outra casa de Deus onde também há entrega de doces é a católica Paróquia da Ressureição, no Arpoador. Mas algumas crianças atendidas lá ouviram que os saquinhos seriam do diabo.

- Algumas disseram que a professora falou isso. Esse fanatismo de alguns evangélicos pode nos levar a um extremismo. Incutem o medo nas crianças ao dizer que o doce é do diabo. E isso não é de Deus – diz o padre José Roberto Devellard.

Psicóloga especializada em crianças, Katia Campbell diz que as polêmicas religiosas não conseguem competir com o verdadeiro interesse dos pequenos.

- As crianças não entendem isso. Elas só querem o doce.

@MDD – A Igreja Católica fez isso por mais de 1500 anos, agora é a vez dos picaretas das Igrejas Evangélicas aplicarem o mesmo processo… demonizam Rock e criam rock-gospel, demonizam funk e criam funk-gospel, criam MMA-Gospel, pagode-gospel, filme pornô gospel, smilinguido, toalhinha abençoada, tapete de sal grosso, copo d´água sobre a TV… tudo é válido para roubar o seu dinheiro em nome de Jesus."

Comento: Sou a favor da liberdade religiosa, da liberdade de culto e da liberdade de expressão, pois é muito bom viver em um país livre de regimes autoritários. Mas uma coisa que eu não acho legal é o fato de uma religião entrar no "terreno" da outra para medir forças. Há uma diferença muito grande entre expressar a sua opinião e entre censurar a opinião alheia, tomando a sua como verdade absoluta. Temos que respeitar a opinião alheia, mas a ofensa não pode ser confundida como opinião. Assim como há uma diferença muito grande entre "pregar" a sua fé/religião e entre censurar a religião alheia, como se somente a sua fosse a correta e todas as demais fossem objeto do mal.

O que acho mais curioso é o fato dos evangélicos gostarem de taxar todos como errados, ímpios, pexadores, etc, exceto eles. Se por exemplo, você for de uma religião/filosofia contrária e expor uma opinião contra a igreja evangélica, você será chamado de preconceituoso e de intolerante (ou até mesmo de possuído pelo diabo). Mas se for eles a expor uma opinião contra você ou algum movimento, a justificativa é de liberdade de expressão (ou até mesmo de estar fazendo a obra de Deus). Repito o que eu disse acima: ofensa não pode ser confundida como opinião, pois há uma diferença entre eu dizer "discordo de você" e entre "você é um idiota".

Acho que o Brasil se tornará um país insuportável no campo religioso, onde os evangélicos se tornação a versão cristã dos radicais islâmicos se não forem freiados pela própria consciência cristã.

A pergunta é: Será que Jesus aprovaria essas atitudes? Se a Bíblia é realmente o manual do cristão, tem muito religioso pulando algumas páginas.

Comentários

  1. Comentários pertinentes, excelentes, atuais e oportunos. Ninguém aguenta mais tanta enganção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

MEGA-POST: FOTOS DE PERSONAGENS DE DESENHOS ANIMADOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Aproveitando a campanha que rola nas Redes Sociais, o Cinema e Variedades disponibiliza abaixo algumas fotos de personagens de desenho animado. Foi até boa esssa idéia, pois na Rde Social só podemos colocar uma foto. Como sou eu que escrevo (rsrsrsrs) colocarei uma porção de fotos de desenhos (e afins) que eu curtia na infância e adolescência (e outros não rs). Espero que vocês curtam!
CAVALEIROS DO ZODÍACO