quinta-feira, 3 de maio de 2012

MEGA-POST: Os Vingadores - Crítica. Bônus: ordem cronológica que você deve ver os filmes individuais dos heróis para entender "Os Vingadores".



Olá pessoal! No dia 30 de Maio de 2012, assistimos Os Vingadores e só posso dizer uma palavra: ESPETACULAR!!!

O filme está ótimo! Quem puder ver em 3D não irá se arrepender, pois há muitas cenas onde o efeito ficou muito bom! Além de cenas de ação, há muito humor durante o filme! A reação do público em geral foi um misto de risos com as do tipo "uau"! O fato da Disney ter comprado a Marvel  contribuiu para o filme ser ótimo!


Os Vingadores tem sua trama central baseada no Tesseract e na obssessão de Loki (Tom Hiddleston) por vingança. O Tesseract, que é o Cubo Cósmico dos quadrinhos, possui uma fonte de energia inesgotável e o limite de seu poder é desconhecido até pelos deuses.


Depois de ter sido exilado de Asgard, o semideus Loki faz um pacto com uma entidade alienígena sombria. Loki deve vir à Terra para capturar o lendário Tesseract e usá-lo para abrir um portal que permitirá o exército dos Chitauri,  uma raça alienígena, para invadir o nosso planeta e fazer Loki nosso governador. Loki fez um acordo com eles: o governo da Terra em troca do Tesseract. A S.H.I.E.L.D. está de posse do cubo, mas Loki rapidamente o rouba, e junto, leva o agente Clint Barton/"Gavião Arqueiro" (Jeremy Renner) e o Dr Erik Selvig (Stellan Skarsgård) usando seu cetro para controlar suas mentes. A utilidade de Barton será seu acesso aos recursos S.H.I.E.L.D. e o Dr Selvig tem o conhecimento científico necessário para abrir o portal. Os únicos que podem parar o plano de Loki são os mais poderosos heróis da Terra: Tony Stark/"Homem de Ferro" ( Robert Downey Jr. ), Thor ( Chris Hemsworth ), Natasha Romanoff/"Viúva Negra" ( Scarlett Johansson ), Bruce Banner/"Hulk" ( Mark Ruffalo ) e Steve Rogers/"Capitão América" ​​( Chris Evans ).


Essa é a introdução e a base para todo o filme. Por isso fiz questão de contá-la.

A minha intenção aqui não é contar todo o filme, pois isso estragaria as surpresas que o mesmo possui para quem vê pela primeira vez. Apenas falei sobre essa introdução, pois ela é a principal motivação para a reunião dos heróis que dão título ao filme.

O que mais posso dizer sem estragar as surpresas? Posso dizer que houve espaço para todos no filme! Todos os heróis apareceram com uma devida importância, assim como o elenco de apoio! Porém, não posso omitir um fato muito importante: o Homem de Ferro é a atração principal, sendo o pivô das cenas mais engraçadas, curiosas, tensas e heróicas!


Um ponto fundamental para quem for ver o filme é o fato assistir os filmes que são pré-requisito para Os Vingadores, se possível, é claro. Mas se não puder ver, irá se divertir do mesmo jeito, porém, não terá um entendimento completo dos acontecimentos.

______________________________________________________________

Para quem quiser ver os filmes anteriores que completam a trama, abaixo está uma dica cronológica dos mesmos. Falarei apenas sobre os fatos que "linkam" os filme até Os Vingadores.

1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)


Este filme eu coloco como o primeiro pois ele antecede a vinda de Thor à Terra e o Tesseract aparece pela primeira vez. Nele conhecemos Howard Stark, o pai de Tony Stark. Conhecemos também a Hydra, que é uma espécie de "S.H.I.E.L.D. dos nazistas" e a qual estava de posse do Tesseract. Liderada pelo inimigo do Capitão América (Steve Rogers), o Caveira Vermelha, a Hydra já desenvolvia uma tecnologia muito avançada para a época, tudo isto fruto da obssessão do Caveira por tecnologia e pelo objeto divino, o Tesseract. Vendo este filme, além de conhecer a história de Steve Rogers, você entenderá de onde vem toda a tradição tecnológica das Indústrias Stark, as iniciativas do governo americano precursoras da S.H.I.E.L.D. e as evidências da existência dos deuses de Asgard. Na cena pós-crédito o Capitão América acorda do sono de 70 anos, já nos dias atuais, e é interceptado por Nick Fury em plena Time Square, em Nova York, que será o centro do ataque alienígena em Os Vingadores. PARA VER CLIQUE AQUI.

2. Homem de Ferro (2008)


Em O Homem de Ferro, conhecemos a história de Tony Stark, herdeiro de um império bilionário da indústria bélica, as Indústrias Stark. Conhecemos sua genialidade e intenligência, e entendemos como ele se torna a personagem central. Vemos a criação do Reator Arc que ele ostenta em seu peito, dispositivo que o mantém vivo, protegendo-o de um estilhaço de míssel que está em seu coração, e ao mesmo tempo é a fonte de energia de sua armadura. O Reator Arc sofre upgrades durante o filme. Vemos também o início do relacionamento amoroso de Stark com Pepper Potts e do interesse da S.H.I.E.L.D. por Stark. Não podemos esuqecer do Coronel Rhodes, amigo de Stark e futuro alterego da Máquina de Combate. Na cena pós-crédito, Nick Fury se apresenta a Tony Stark. PARA VER CLIQUE AQUI.

3. Homem de Ferro 2 (2010)


Neste filme há uma trama muito bem elaborada, onde um cientista russo, Mark Scarlotti (o Chicote Negro ou Whiplash), consegue criar uma réplica do Reator Arc e este se torna o principal foco do filme. Assim, ganhamos uma noção de que há pessoas irão usar a tecnologia para fins próprios, como Justin Hammer, rival comercial de Stark. Conhecemos a Viúva Negra, que aparece no disfarce de assistente do Tony Stark. Há uma cena pós-crédito onde o Nick Fury apresenta a Iniciativa Vingadores para Tony Stark, informando-o que o mesmo foi reprovado, "sobrando" uma função de consultor, e o Agente Phill Coulson encontra o Mjolnir, chamado popularmente de Martelo do Thor, no deserto. PARA VER CLIQUE AQUI.


4. Thor (2011)


Neste filme conhecemos a história dos deuses de Asgard, contexto que faz parte da Mitologia Nórdica. Conhecemos a história do semideus do trovão Thor, do seu irmão Loki e das questões envolvendo seu pai, o deus Odin. Conhecemos o Dr Erik Selvig e a Dra Jane Foster que descobrem a exietência da ligação da Terra com outros mundos. Neste filme Thor é banido para a Terra como punição por sua indisciplina, sendo esse o motivo da cena em Homem de Ferro 2, quando o Agente Coulson encontra o Mjolnir no deserto. Vemos o surgimento da inveja de Loki, que é maximizada com ódio quando ele descobre que não é filho legítimo de Odin, motivo este que o fez tramar contra seu irmão e contra Asgard (e futuramente contra a Terra em Os Vingadores). No final do filme, Loki cai na imensidão do Universo após a destruição da Ponte do Arco-Íris (Bifrost), dando a entender que ele havia morrido. E também há o entendimento de que Thor não retornará mais à terra, já que a ponte era a única ligação entre os mundos. Há uma cena pós-crédito onde Nick Fury apresenta o Tesseract ao Dr Selvig, que já estava sendo controlado por Loki, que não morreu. PARA VER CLIQUE AQUI.

5. O Incrível Hulk (2008)


Neste filme conhecemos a história do Dr Bruce Banner, que após sofrer um acidente onde é exposto a raios gama, se transforma em uma criatura verde, gigantesca, descontrolada e muito poderosa, ao atingir níveis altos de stress: o Hulk. Conhecemos também a figura do General Ross, perseguidor do Hulk. Além de ser a melhor versão do cinema para a história do Hulk, este filme tinha outro ator como protagonista, Edward Norton, que foi subustituído a altura por Mark Ruffalo em Os Vingadores. No pós-crédito do filme vemos que Bruce Banner consegue controlar sua transformação. Na cena do final, antes dos créditos, vemos Tony Stark procurar o General Ross e avisar ao mesmo estão montando uma equipe (Os Vingadores). PARA VER CLIQUE AQUI.

______________________________________________________________

Pronto! Após assistir a esses filmes, você estará habilitado a ver Os Vingadores sem ficar "boiando" na história!

É muito importante você ver os filmes com atenção aos detalhes, pois há muita coisa que passa despercebida quando vemos sem prestar atenção. Como exemplo, vemos o escudo do Capitão América em fase de término dentro do laboratório na casa de Tony Stark em Homem de Ferro e Homem de Ferro 2.

______________________________________________________________

ATENÇÃO: O conteúdo  abaixo é somente para quem já viu Os Vingadores (se você não viu e não deseja estragar as surpresas, não leia rsrsrs)

- Como o Thor voltou à Terra após destruírem a Ponte do Arco-Íris? Em Thor (2011), o próprio Loki havia afirmado que a Ponte não era a única forma de ligação entre os mundos. lembre-se que ele já estava tramando a morte de Odin junto com os gigantes de gelo. E ele não passou por Heimdall (guardião eterno da ponte) para ir até a terra dos gigantes de gelo.

- O Agente Coulson morreu? Eu sinceramente acho que não, pois eu não vi enterro ou funeral. Pode esperar vê-lo em Homem de Ferro 3, aparecendo do nada dizendo algo do tipo "Sr Stark precisamos conversar!" e o Stark fazendo uma cara de "WTF? Você não morreu?".

- O deus Loki apanhou do Hulk? Sim! E apanhou muito pois não é um deus, ele é um gigante de gelo. Lembrem-se que ele é filho adotivo de Odin. Obs: Ri milhões com o Hulk dizendo "deus franzino".

- Loki voltará? Com certeza voltará e dará trabalho novamente.

- Seria o Thanos no pós-crédito? Com certeza sim. E vem continuação por aí. Podem aguardar Os Vingadores 2 até 2016.

- Nos EUA há uma nova cena pós-crédito onde não há nenhuma fala e apenas os heróis comendo o famoso shawarma que Tony Stark queria comer (após sua quase morte no fim do filme).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas