Pular para o conteúdo principal

MEGA-POST - Cinema e Variedades Assistiu "A Saga Crepúsculo: Amanhecer -Parte 1"



Sendo muito fã de histórias de vampiros e lobisomens, eu não poderia deixar de acompanhar "A Saga Crepúsculo" e assim curtir mais uma versão para essas personagens.

Antes de falar sobre esta versão deixo como sugestão aos leitores  pesquisarem sobre o assunto na internet ou em livros. Indico até alguns filmes que exploram o tema de maneira mais tradicional, tais como "Van Helsing" e os filmes da franquia "Anjos da Noite" (Anjos da Noite, Anjos da Noite: A Evolução e Anjos da Noite: A Rebelião - lembrando que terá o quarto filme em 2012, Anjos da Noite: O Despertar). É muito bom a prática de evitar entrar em correntes que visam apenas o exercício de ser "troll", e criticam negativamente qualquer coisa por qualquer motivo. Se for criticar, saiba do que está falando para que tenha noção do que está criticando positivamente ou negativamente e usando argumentos condizentes com o assunto.


Voltando a falar sobre "A Saga Crepúsculo", eu vi os três filmes anteriores e posso dizer resumidamente que entendi a proposta da escritora americana Stephenie Meyer. Ela criou um universo que não tem nada em comum com a imagem tradicional destes personagens. Do primeiro ao terceiro filme, a história vai desde o "ar de mistério" que envolve a família Cullen, que culminou no envolvimento entre Bella e Edward, passando pela insinuação das lendas sobre os lobos, por parte dos indígenas locais, onde conhecemos o franzino Jacob, que no segundo filme sofre uma transformação positiva da sua imagem , que resultou em um triângulo amoroso que está sendo a base até o quarto filme. Ressalto que nos livros as histórias são mais coerentes e possuem um conteúdo mais vasto.


Falando sobre este quarto filme, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, acho que exploraram muito mal a história, pois o filme já começa melodramático com Jacob recebendo o convite de casamento de Bella e Edward, mostrando uma não evolução da personagem que continua com essa postura de dar chilique e etc. Poderiam dar um clima mais digno de um "lobo", pois acaba gerando a impressão de que estes são emotivos demais (que chegam a ser burros) enquanto os vampiros são superiores em sua postura. Da mesma forma, Edward continua passivo demais e Bella mais indecisa e cabeça-dura do que antes. Teve também um prolongamento desnecessário do casamento e da lua-de-mel que resulta no ponto forte do filme: a gravidez de Bella e a vocação de Jacob como guardião de seu amor. Tenho certeza que no livro a gravidez e o parto foram mantiveram o "ar de mistério" dos três filmes antecessores, enquanto no filme foram transformados em algo bizarro . Sobre o fato de ter Parte 1 (2011) e 2 (2012), foi simplesmente estratégia de lucro com bilheteria. Essa parte da Saga, Amanhecer poderia ser terminada em um único filme, sem os prolongamentos citados acima ou poderiam explorar melhor as duas horas, evitando o excesso de melodramas, cenas de triângulo amoroso (parece mais Dona Flor e Seus 2 Monstrinhos), etc. A parte que mostra o Brasil também ficou fora de contexto. Já que colocaram uma indígena como caseira da pousada em que o casal passava a lua-de-mel, por que não criaram uma conexão entre as tribos de lá e a de cá, como se fossem lobos tomando conta da Bella ou algo parecido? Ficou muito superficial. O filme só ficou bom mesmo no final, exceto na cena do parto que foi uma das mais bizarras que eu já vi. Se era para dar um clima de terror, deveriam trabalhar nisso desde o primeiro filme. Mas a Saga não tem esse estilo e sempre manteve um ar de suavidade até nas cenas mais violentas... até essa cena do parto, onde fizeram uma lambança total (com direito a mordida de vampiro no útero).


Bem... para quem é fã da Saga Crepúsculo digo o seguinte: se for ao cinema, vá ciente de que o filme não está a altura dos antecessores. Para quem não é "fã roxo" mas gosta de ver filmes (como eu): espere chegar em DVD que será melhor e mais barato (e menos cansativo).

É pessoal, que venha o quinto filme e que este não estraguem mais a imagem da franquia, pois história eles já tem para ajudar a criar um bom filme. Digo isso porque assim que a criança nasce, Jacob tem um imprinting por ela (explicando: imprinting ou impressão, é quando o lobo, se apaixona perdidamente por seu objeto de impressão; é quando ele vê pela 1ª vez seu grande amor; é algo muito forte; Jacob explicou isso para Bella em Eclipse). E terão também o interesse dos Volturi pela criança, o que já garante o conflito do quinto filme. Eu não ia contar mas lá vai: no fim desse filme, a Bella quase morre no parto mas Edward injeta seu "veneno" de vampiro nela; ela abre os olhos (vermelhos) e o filme acaba. Pronto, contei! Rsrs!

Para quem gosta de leitura, leia os livros da Saga Crepúsculo, pois possuem mais detalhes e a história não fica tão solta e corrida. Como toda adaptação, o livro é melhor que o filme, pois é muito difícil resumir um bom livro com milhares de detalhes em duas horas na telona.


Para quem não assistiu nenhum dos filmes de "A Saga Crepúsculo", deixo abaixo os links de referência do IMDB:

- 2011- A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1


BONUS:

Trailer de Amanhecer - Parte 1:


Este trailer mostrou bastante detalhes da história.

Seriam imagens de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 ?





Comentários

  1. Mandar um fã olhar o que o IMDB diz sobre a saga é pra matar né! Você já leu as resenhas? Eles reduzem a saga a um monte de lixo! O IMDB é feito pra nerd e machista, que AAAMMMMMA Hary Potter, vamos falar a verdade. Twilight é para aqueles que leram os livros, e os críticos que me perdoem mas as bilheterias mostram o resultado mais que uma resenha sexista e preconceituosa.

    ResponderExcluir
  2. Os links para o IMDB são apenas um recurso para dar o crédito ao site, pelo motivo de uso de informações e imagens! E servem sim para ter uma noção dos filmes anteriores! Textos sobre o conteúdo do filme contarão sempre com minha opinião quando escritos aqui no blog! E sua observação foi dita por mim no post: A Saga é para fãs que leram os livros!
    De qualquer forma... obrigado pelas dicas e valeu pela visita!

    ; )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

MEGA-POST: FOTOS DE PERSONAGENS DE DESENHOS ANIMADOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Aproveitando a campanha que rola nas Redes Sociais, o Cinema e Variedades disponibiliza abaixo algumas fotos de personagens de desenho animado. Foi até boa esssa idéia, pois na Rde Social só podemos colocar uma foto. Como sou eu que escrevo (rsrsrsrs) colocarei uma porção de fotos de desenhos (e afins) que eu curtia na infância e adolescência (e outros não rs). Espero que vocês curtam!
CAVALEIROS DO ZODÍACO