Pular para o conteúdo principal

CRÍTICA: "A ORIGEM" (INCEPTION)

Poster do filme com as cores laranja e azul, como sempre!

O filme "A Origem" (Inception) é um filme incrível dirigido por Christopher Nolan (Batman: Cavaleiro das Trevas) e tem um elenco de peso, com Leonardo Di Caprio, Ellen Page, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy e outros. Na minha opinião, vocês só podem ler esta crítica após terem visto o filme, pois abordarei alguns assuntos que só quem já assistiu irá entender.

Com direção impecável, elenco talentoso, roteiro bem elaborado e efeitos especiais de tirar o foôlego, "A Origem" foi com certeza um dos melhores filmes de 2010 e é um forte candidato a conquistar algumas estatuetas no Oscar deste ano.

Para começar a falar do filme, vamos a sinopse do mesmo (via Adoro Cinema).

SINOPSE DO FILME:

"Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos."

Se quiser ler um texto que detalhe o filme de forma simples porém bastante abrangente, clique AQUI.

Para ajudar nesta introdução, reveja o trailer (via You Tube):

TRAILER DO FILME:



CRÍTICA:

Bem... agora, mãos a obra.

Para você que não viu o filme, tente não se perder (ou saia correndo e alugue logo para ver). Para você que viu... bem-vindo ao mundo real! Ou estaríamos sonhando? Será que algum "extrator" colocou você neste cenário, onde um "arquiteto" criou uma cópia do seu quarto ou da sua sala, com réplicas exatas de seu computador ou notebook? Vá até sua janela. Será mesmo a sua rua, sua vizinhança lá fora? É pessoal... esta é a idéia do filme! Mostrar o quanto real pode ser um sonho a ponto de confundir quem está vendo o filme!

Confesso que não percebi que o início do filme era um sonho (a cena da praia). Principalmente não percebi que a cena posterior era um sonho dentro de um sonho, que foi o que ocorreu com o empresário Saito, quando Cobb e Arthur tentavam extrair informações de sua mente. Nesta parte do filme já é apresentada a idéia de treinamento contra extratores, o que torna seu sonho "protegido" de incursões de grupos especializados neste tipo de atividade.



Como eu disse lá no início, "A Origem" possui direção impecável, elenco talentoso, roteiro bem elaborado e efeitos especiais de tirar o fôlego. Acrescento aqui a parte de som, que também foi muito importante. Quando Saito procura os homens que tentaram roubar suas informações, para sugerir que os mesmos fizessem uma inserção (inception) de idéais na mente de seu concorrente, confesso que me surpreendi com o que se prosseguiu, pois no trailer não imaginamos que o filme irá tratar de idéias tão complexas, tais como, sonho dentro de sonhos (em níveis de profundidade), subconsciente (ou inconsciente), limbo, noções espaço e tempo (física), noções de geometria e arquitetura, etc. Nesse momento, Cobb decide montar uma equipe com os seguintes agentes:

- O Extrator: Cobb - responsável por extrair ou inserir a idéia;
- O Homem Ponto ou Batedor: Arthur - responsável em dar apoio "operacional" ao extrator;
- A Arquiteta: Ariadne - responsável por criar os cenários e "controlar" as reações físicas dos objetos;
- O Forjador ou Falsificador: Eames - responsável por inserir idéias ou elememtos falsos nos sonhos, dando-lhe impressões de serem reias e autênticos; e
- O Químico: Yusuf - responsável pelos sedativos.

E ainda podemos destacar outros 3 personagens:

- O Alvo: Fischer - o nome já diz né?;
- O Turista: Saito - chamado assim por ser uma pessoa sem experiência para tal operação e se aventura neste "terreno" arriscado; o próprio Eames diz que lá não é local para turistas; e
- A Sombra: Mal - é propriamente a personificação da culpa de Cobb pela morte de sua esposa (ou não!).


Neste tipo de operação (inserção), o membro mais importante, na minha opinião, foi o químico, que era o responsável por dosar com exatidão a quantidade de sedativos de todos os envolvidos (equipe e alvo), para que após determinado tempo pudessem acordar e era o responsável também pelo último chute que traria todos de volta ao mundo real.



É agora que o fime começa a ficar bom! Eles entram no primeiro nível, o sonho de Yusuf (a cena da Van), onde ocorre o contratempo do subconsciente de Fischer estar treinado contra extrações e por isso a Van é atacada. Todos poderiam acabar morrendo e caindo no limbo. O mais impressionante é o fato de todos estarem na Van em movimento, em pleno tiroteio e em uma operação de sonho dentro de um sonho. No segundo nível, que é o sonho de Arthur (a cena do Hotel), eles montam toda uma estratégia para convencer Fischer a entrar no terceiro nível, que era o sonho do Eames (o cenário na neve). Reparem duas características importantes:

- O sonhador do cenário era o responsável pelo chute de volta ao nível anterior; e
- Só conheciam os atalhos dos cenários, o sonhador e a arquiteta.

Não ficarei mais falando sobre os acontecimentos pois todos que viram o filme já sabem.

Repito mais uma vez: o filme é ótimo! São 2h20min que valem a pena ficar sentado no sofá assistindo essa obra de arte. Me arrependo de não ter visto no cinema, mas nada que uma boa TV e um bom sistema de som não resolvam.

Compartilho agora com vocês, 3 mapas dos sonhos de "A Origem" que achei muito interessantes.

MAPA 1:
 
MAPA 2:


MAPA 3: 



Aproveitarei este final do post para discutir vocês algo muito curioso: O FINAL DO FILME!

A primeira impressão que a grande maioria teve, foi de que o final do filme se tratava de um sonho de Cobb, o que sinalizava que ele e Saito caíram no limbo e não mais acordaram. Essa idéia se dá pelo fato de Saito ter morrido no terceiro nível, por conta do tiro que sofreu no primeiro nível. Com certeza ele morreu antes no primeiro nível, após no segundo e por fim no terceiro. Já no caso de Cobb, ele desceu ao quarto nível juntamente com Ariadne para resgatar Fischer. Ariadne e Fischer acordaram de volta aos níveis anteriores. Cobb ficou no quarto nível, quando soube da morte de Saito no terceiro nível e decidiu permanecer para tentar resgatá-lo, o que nos leva de volta ao início do filme (a cena da praia).


A principal evidência de que o final era um sonho, era o fato do peão nao ter caído, porém ele trepidou e a cena foi cortada. Confesso que eu, na minha primeira impressão, tinha certeza de que o final era um sonho. Porém, após entrar no site Revolving Door Project, fiquei com muitas dúvidas acerca disso. O site em questão nos apresenta indiretamente uma pergunta: Qual era o toten de Cobb? A maioria irá responder: o peão! Mas na verdade, o peão era o toten da Mal, esposa de Cobb. Então permanece a dúvida: Alguém sabe qual é o toten de Cobb? O site nos mostra algumas cenas da realidade e dos sonhos, revelando que quando Cobb está acordado, ele não possui a aliança de casado, e quando está no sonho ele está usando a aliança. Seria a aliança o toten de Cobb? Acho cabível, pois não há nada mais real do que você saber que a pessoa que aparece no sonho está morta na vida real. Essa lembrança juntamente com a aliança de casado pode ser o toten de Cobb.


Na cena do avião (realidade), Cobb está sem aliança.

Na cena em que Saito leva um tiro (primeiro nível de sonho), Cobb está usando a aliança.

E você, acha que o final do filme é sonho ou realidade?

Eu poderia ficar aqui escrevendo muito mais, porém acho não produtivo tendo em vista a quantidade de materiais de alta qualidade falando sobre o filme. Deixo para você o link para o blog Brincanagem que tem uma crítica do filme super maneira e aborda questões muito interessantes. Vale a pena o clique.

Para você que viu o filme, fica a dica para vê-lo de novo e experienciar novas interpretações sobre o mesmo. Para você que ainda não viu... caraca... vai logo ver o filme seu "prego"!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

MEGA-POST: FOTOS DE PERSONAGENS DE DESENHOS ANIMADOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Aproveitando a campanha que rola nas Redes Sociais, o Cinema e Variedades disponibiliza abaixo algumas fotos de personagens de desenho animado. Foi até boa esssa idéia, pois na Rde Social só podemos colocar uma foto. Como sou eu que escrevo (rsrsrsrs) colocarei uma porção de fotos de desenhos (e afins) que eu curtia na infância e adolescência (e outros não rs). Espero que vocês curtam!
CAVALEIROS DO ZODÍACO