Pular para o conteúdo principal

CRÍTICA: CINEMA E VARIEDADES ASSISTIU “PRINCE OF PERSIA”

Por Gilberto S. Filho.


Olá pessoal! Vamos a mais uma crítica de filme aqui no Cinema e variedades.

Eu sou meio suspeito de falar sobre esse filme, pois sou muito fã do produtor Jerry Bruckheimer e também gosto do trabalho do ator Jake Gyllenhaal.

Jerry Bruckheimer peoduziu filmes como a trilogia de "Piratas do Caribe", "A Lenda do Tesouro Perdido", "Pearl Harbor", "Falcão Negro em Perigo" e "Delírios de Consumo de Beck Bloom", além das séries "CSI".

Antes de ler essa crítica, você pode ler a "review" do filme AQUI.


Nesta sexta, 04 de junho, estive junto com minha esposa no Cinesystem do Bangu Shopping. Sobre a estrutura só posso dizer que dá pra quebrar o galho, porém para fãs de cinema, exigentes como eu, ainda prefiro de longe a rede UCI Kinoplex. No Cinesystem, a sala abre em cima do horário da sessão e isso gera muita confusão na hora de entrar, principalmente se a sessão estiver cheia, como é o caso de estréias. Por falar nisso, fui a duas estréias no UCI Kinoplex do Norte Shopping que estavam mais cheias ("Piratas do Caribe 3" e "Homem-Aranha 3"), porém a sala abriu bem antes do horário da sessão, todos estavam acomodados antes de começarem os trailers e o público era bem mais educado (ao contrário de Bangu). É chato eu escrever isso, pois sou da Zona Oeste, de Padre Miguel, e tenho que admitir que não são todos que tem educação para frequentar um cinema por aqui, e, por causa dessa minoria, a maioria leva fama de favelado.


Bem, vamos ao que interessa. "Prince of Persia: Sands of Time" (visite o site oficial AQUI) estreiou nos EUA em 28 de Maio e aqui no Brasil em 03 de Junho. O filme pode ser visto tanto pelos que conhecem o game como os que nunca ouviram falar do mesmo.

O longa possui muitas cenas de ação com muito Le Parkour, semelhantes as cenas de ação do game, divertidas de serem assistidas e muito bem feitas. Eu destaco a cena em que Dastan (Jake Gylenhaal) invade o portão leste do reino de Alamut. Existem outras, mas se eu ficar aqui falando estragará a surpresa.


A trilha sonora, de Harry Gregson-Willians, está perfeita e a música "I Remain", com a cantora Alanis Morrissette fecha o filme com chave de ouro. Se puderem ter este CD não irão se arrepender. Algumas faixas que eu gostei: 01 - The Prince Of Persia, 03 - Tamina Unveiled e 17 - Sands Of Time.

Os efeitos especiais são fantásticos, principalmente o das areias do tempo, quando o punhal é acionado. É muito show mesmo. Esse efeito acontece várias vezes no filme. Outros que foram muito bem feitos, são vistos nas lutas, nas acrobacias do herói principal e no final do filme em que a ampulheta das areias do tempo é acionada.


A fotografia do filme é muito bonita. O cenário de Marrocos no extremo noroeste da África, mais especificamente em Marraquexe, foi aproveitado ao máximo, seja em tomadas reias quanto nas produzidas em estúdio (os famosos fundos azuis).

A parte de Costume Designer também foi feita em alto nível. A pesquisa histórica e cultural para o desenvolvimento das roupas e cenários foram eficientes, pois o objetivo final foi atingido com êxito, que foi dar ao expectador a impressão de estar realmente em um cenário Persa.

O roteiro, mesmo não seguindo fielmente o jogo, por ser uma adaptação de game para o cinema, deu conta do recado, pois a história tem um começo surpreendente, um meio empolgante e um final inesperado. A mensagem do filme é muito bonita, pois nos alerta a ouvir a voz de nossos corações e nos ensina a por mais que a pressão externa nos direcione a tomar outra decisão, devemos sempre ouvir a voz que vem de nossa alma, no mais puro sentido da palavra.


O elenco também foi muito competente. Jake Gylenhaal (Dastan) combinou muito com o papel e achei super legal ele ter ficado semelhante ao personagem do game. Destaque para Gemma Aterton (Tamina) que me surpreendeu por ter feito com muita competência o seu trabalho mostrando não ser apenas um rostinho bonito, Ben Kingsley (Nizam) que foi um perfeito vilão e Alfred Molina (Sheik Amar) que garantre as melhores risadas do filme e ficou quase irreconhecível com a maquiagem e a barba.


Recomendo que vocês vejam este filme, pois ele vale as 2 horas e os créditos. Eu, se possível, verei de novo, e com certeza quando sair o DVD, este fará parte da minha coleção. E para os fãs do game, deixo o link do novo jogo "Prince of Persia: The Forgotten Sands". Isso vale uma continuação do filme, hein!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colocar o idioma português no Forerunner 10 da Garmin

Um amigo meu tem um relógio da Garmin, o Forerunner 10. Em resumo, trata-se de um modelo de smart watch para corridas que auxilia atletas.

Após um problema de reset no relógio, não conseguiu-se mais colocar o idioma português. Então fui verificar como resolver este problema.
Veja aqui o passo-a-passo:
1º.  Acessar o site da Garmin Connect e logar-se no seu usuário. Caso não tenha, cadastre-se;
2º. Acesse o menu e escolha a opção de sincronização, para poder acessar o link para baixar o aplicativo;

3º. Após abrir o link, escolha  modelo do seu aparelho;
4º. Na próxima janela, escolha baixar o aplicativo para desktop (Computer Setup);
5º. Concecte o relógio no PC e siga os passos descritos na página, até instalar o aplicativo e adicionar o dispositivo;
6º. Com o app instalado e o dispositivo adicionado, abra-o e acesse o seguinte: - dispositivo (que no meu caso é o F10) > ferramentas e conteúdo > arquivos de idiomas > selecione a caixa do português > instalar agora (na imag…

Sky HDTV Slim travando por causa do Pen Drive (ou dispositivo externo)

Olá pessoal!
Recentemente eu passei por um problema com o aparelho Sky HDTV Slim relacionado ao recurso de gravação externa "oferecido" pela empresa.
Simplesmente na manhã de ontem, ao ligar o meu aparelho Sky HDTV Slim, o mesmo não ligou normalmente e se comportou como se tivesse ficado sem energia, exibindo todo o processo de reinicialização. O aparelho travou na tela de "Passo 1 de 2: Verificando Dados do Satélite" e não saiu disso. Então eu segui o protocolo e liguei para a empresa, relatando o problema. Segui todos os passos indicados pela atendente, relacionados a verificação das conexões de cabos, reset do sinal do aparelho (apertando o botão vermelho do compartimento do cartão), etc. Porém, o problema persistiu e o serviço teve que seguir para a "temida" visita técnica. Digo "temida", pois a maioria das pessoas reclama desse serviço na internet. Eu pessoalmente sempre fui bem atendido pelos técnicos e sempre me deram boas dicas.
Na manh…

O Exército Brasileiro continua o processo de inserção das mulheres em suas fileiras

Mulheres no Exército Brasileiro
No dia 19 de dezembro de 2014, o Exército Brasileiro publicou em seu Boletim ostensivo, mais um passo para a inserção das mulheres nas Forças Armadas. Foi estabelecido que haverá segmento feminino no processo seletivo de Cabos Temporários, que ocorre nas Regiões Militares. Há projetos para a formação de oficiais mulheres combatentes a partir de 2016 ou 2017 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Atualmente, o Exército Brasileiro possui os seguintes processos de seleção para mulheres:
- Oficiais de carreira: Escola de Saúde (EsSEx) e Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); - Oficiais temporários: existe os Oficiais Técnicos Temporários (OTT) e os Oficiais Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDV) - seleção anual nas Regiões Militares; - Sargentos de carreira: Sargentos de Saúde - concurso controlado pela Escola de Sargentos das Armas (EsSA); - Sargentos temporários: Sargentos Técnicos Temporários (EBST) - seleção anual…