sábado, 5 de junho de 2010

CRÍTICA: CINEMA E VARIEDADES ASSISTIU “PRINCE OF PERSIA”

Por Gilberto S. Filho.


Olá pessoal! Vamos a mais uma crítica de filme aqui no Cinema e variedades.

Eu sou meio suspeito de falar sobre esse filme, pois sou muito fã do produtor Jerry Bruckheimer e também gosto do trabalho do ator Jake Gyllenhaal.

Jerry Bruckheimer peoduziu filmes como a trilogia de "Piratas do Caribe", "A Lenda do Tesouro Perdido", "Pearl Harbor", "Falcão Negro em Perigo" e "Delírios de Consumo de Beck Bloom", além das séries "CSI".

Antes de ler essa crítica, você pode ler a "review" do filme AQUI.


Nesta sexta, 04 de junho, estive junto com minha esposa no Cinesystem do Bangu Shopping. Sobre a estrutura só posso dizer que dá pra quebrar o galho, porém para fãs de cinema, exigentes como eu, ainda prefiro de longe a rede UCI Kinoplex. No Cinesystem, a sala abre em cima do horário da sessão e isso gera muita confusão na hora de entrar, principalmente se a sessão estiver cheia, como é o caso de estréias. Por falar nisso, fui a duas estréias no UCI Kinoplex do Norte Shopping que estavam mais cheias ("Piratas do Caribe 3" e "Homem-Aranha 3"), porém a sala abriu bem antes do horário da sessão, todos estavam acomodados antes de começarem os trailers e o público era bem mais educado (ao contrário de Bangu). É chato eu escrever isso, pois sou da Zona Oeste, de Padre Miguel, e tenho que admitir que não são todos que tem educação para frequentar um cinema por aqui, e, por causa dessa minoria, a maioria leva fama de favelado.


Bem, vamos ao que interessa. "Prince of Persia: Sands of Time" (visite o site oficial AQUI) estreiou nos EUA em 28 de Maio e aqui no Brasil em 03 de Junho. O filme pode ser visto tanto pelos que conhecem o game como os que nunca ouviram falar do mesmo.

O longa possui muitas cenas de ação com muito Le Parkour, semelhantes as cenas de ação do game, divertidas de serem assistidas e muito bem feitas. Eu destaco a cena em que Dastan (Jake Gylenhaal) invade o portão leste do reino de Alamut. Existem outras, mas se eu ficar aqui falando estragará a surpresa.


A trilha sonora, de Harry Gregson-Willians, está perfeita e a música "I Remain", com a cantora Alanis Morrissette fecha o filme com chave de ouro. Se puderem ter este CD não irão se arrepender. Algumas faixas que eu gostei: 01 - The Prince Of Persia, 03 - Tamina Unveiled e 17 - Sands Of Time.

Os efeitos especiais são fantásticos, principalmente o das areias do tempo, quando o punhal é acionado. É muito show mesmo. Esse efeito acontece várias vezes no filme. Outros que foram muito bem feitos, são vistos nas lutas, nas acrobacias do herói principal e no final do filme em que a ampulheta das areias do tempo é acionada.


A fotografia do filme é muito bonita. O cenário de Marrocos no extremo noroeste da África, mais especificamente em Marraquexe, foi aproveitado ao máximo, seja em tomadas reias quanto nas produzidas em estúdio (os famosos fundos azuis).

A parte de Costume Designer também foi feita em alto nível. A pesquisa histórica e cultural para o desenvolvimento das roupas e cenários foram eficientes, pois o objetivo final foi atingido com êxito, que foi dar ao expectador a impressão de estar realmente em um cenário Persa.

O roteiro, mesmo não seguindo fielmente o jogo, por ser uma adaptação de game para o cinema, deu conta do recado, pois a história tem um começo surpreendente, um meio empolgante e um final inesperado. A mensagem do filme é muito bonita, pois nos alerta a ouvir a voz de nossos corações e nos ensina a por mais que a pressão externa nos direcione a tomar outra decisão, devemos sempre ouvir a voz que vem de nossa alma, no mais puro sentido da palavra.


O elenco também foi muito competente. Jake Gylenhaal (Dastan) combinou muito com o papel e achei super legal ele ter ficado semelhante ao personagem do game. Destaque para Gemma Aterton (Tamina) que me surpreendeu por ter feito com muita competência o seu trabalho mostrando não ser apenas um rostinho bonito, Ben Kingsley (Nizam) que foi um perfeito vilão e Alfred Molina (Sheik Amar) que garantre as melhores risadas do filme e ficou quase irreconhecível com a maquiagem e a barba.


Recomendo que vocês vejam este filme, pois ele vale as 2 horas e os créditos. Eu, se possível, verei de novo, e com certeza quando sair o DVD, este fará parte da minha coleção. E para os fãs do game, deixo o link do novo jogo "Prince of Persia: The Forgotten Sands". Isso vale uma continuação do filme, hein!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas