domingo, 9 de maio de 2010

CRÍTICA: CINEMA & VARIEDADES ASSISTIU “HOMEM DE FERRO 2” (IRON MAN 2)

Por Gilberto S. Filho.



Nesta sexta-feira, dia 07 de maio de 2010, fui assistir ao filme “Homem de Ferro 2”. Posso resumir o filme em uma palavra:
“ESPETACULAR!”

O filme começa exatamente de onde o primeiro terminou: na coletiva de imprensa em que Tony Stark (Robert Downey Jr.) explicava o “suposto” acidente que houvera na fábrica de sua empresa, que culminou na explosão do Reator Ark, e revelou ser o herói Homem de Ferro. Deste ponto em diante, o ritmo transcorre de maneira dinâmica. Uma dica para quem não viu ainda: assista ao primeiro filme, senão ficará “boiando”. Falo isso porque o filme não perde tempo fazendo apresentações das personagens, tanto das velhas quanto das novas. E é bom pesquisar um pouco sobre a trajetória cronológica do Homem de Ferro na HQ para entender o contexto geral e não ficar por aí falando “titica”. Leia também sobre “Os Vingadores”, já que todo cinéfilo e Marvel maníaco sabe que teremos os filmes de “Thor”, “Capitão América” e talvez o “Hulk 2”, que formarão... “Os Vingadores”, junto com... o Homem de Ferro. Não entendeu? Clique AQUI, AQUI, AQUIAQUI. Outro fato que me deixou muito satisfeito foi o desdobramento da S.H.I.E.L.D neste segundo filme. Ficou muito bem colocado e nem precisou de muita explicação.

Sobre a história em si, teve começo, meio e fim. Não ficou nada “no ar”, exceto a “deixa” para o terceiro filme do Homem de Ferro e o filme Thor. O filme não é composto só de cenas de ação e também não deixa entediado. Foi tudo distribuído de forma a garantir o entretenimento de quem foi ao cinema, com cenas de ação dignas de um filme de super herói, cenas dramáticas e reflexivas, e claro, muito riso. A cena de Tony Stark dançando com a armadura durante uma festa em sua casa foi hilária.


CENAS E ASPECTOS QUE EU DESTACO NO FILME:

A Construção do Mini Reator Ark por Ivan Vanko (Mickey Rourke) mostrou que o vilão do filme é um cientista e não simplesmente um terrorista sem pai nem mãe que só quer explodir tudo. Vanko constrói uma arma letal se utilizando da mesma tecnologia do Homem de Ferro. Ele se torna o Chicote Negro (Whiplash). E isso de maneira artesanal, como Stark fez em Gulmira.



A entrada triunfal de Tony (Robert Downey Jr.) na Stark Expo mostra que, como no primeiro filme, ele continua extravagante. Ele chega à exposição efetuando um salto de um avião, já vestindo a armadura e “aterrissando” na parte central do palco. O herói ergue os braços e saem equipamentos do chão desmontando a armadura. Destaque para a expressão facial super engraçada que Downey Jr. fez na hora que é retirado o capacete e a interação com as dançarinas, bem no jeito “Stark” de ser. Na saída da exposição aparecem celebridades do mundo real cumprimentando-o. Stark é convocado a depor no Congresso Americano no dia seguinte. Nesta cena ocorre a primeira aparição de Jon Favreau, diretor do filme, interpretando Happy Hogan, segurança de Stark. Esta personagem garante alguns dos momentos de riso do filme.


Ainda na exposição, Stark usa um aparelho para medir o nível toxicológico do seu sangue. Não vou falar nada senão estraga a história. Só vou destacar que pensei que fariam uma referencia à HQ “Demônio na Garrafa”, em que Stark se torna alcoólatra, mas não era isso não.


Na Sessão do Congresso Americano, ocorre a primeira aparição de Justin Hammer (Sam Rockwell) e do Coronel Rhodes (Dom Cheadle). Essa cena vale muitos risos e serve de norte para a trama principal.


Pepper (Gwyneth Paltrow) é nomeada presidente da Stark Industries, pois Stark teme morrer e não quer outra pessoa como sua sucessora. Minha primeira impressão é que essa parte do filme poderia ser melhor trabalhada, mas ao final do filme, concordei com a abordagem da direção. Ficaria muito meloso se houvesse mais drama nessa questão, o que não combinaria com o filme.

A luta do Chicote Negro e do Homem de Ferro no GP de Mônaco, na minha opinião, é a melhor cena de ação do filme. A idéia foi genial, pelo fato de ser um evento que possui uma enorme cobertura da imprensa. Essa foi a intenção do vilão: fazer o herói sangrar e todo mundo ver. Só um detalhe: prestem atenção na maleta! Eu queria uma dessas! Após ver o filme, deixe um comentário aqui dizendo se gostaria de ter uma também.





Justin Hammer é o rival das industrias Stark na área de venda de tecnologia militar para o governo, que neste filme tenta copiar a tecnologia da armadura do Homem de Ferro. O cara é a figura perfeita de um “almofadinha” que se acha “o cara”, além de ser muito engraçado ele querendo ser igual ao Stark.


Sobre a primeira aparição de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), que ocorre na casa de Tony Stark, só vou dizer uma frase: “a Scarlett Johansson está de matar”. Ficou linda no papel e interpretou uma personagem feminina de muita atitude, personalidade e habilidade em ser discreta.


A Festa na casa de Stark foi uma cena que começou engraçada mas terminou... bem, não vou contar. Assistam! Só posso dizer que ao mesmo tempo que eu ri muito, fiquei refletindo o fato do maior inimigo do ser humano ser ele mesmo. Quem viu o filme entendeu o que eu disse! E depois que vocês verem a cena entenderão também porque escrevi isso. Só adianto que no fim dessa cena, Rhodes se apodera do Mark II e leva para uma base militar.

Ver o Homem de Ferro comendo rosquinha foi muito hilário. Nesta cena, Nick Fury conversa com Stark e revela que Natasha é a Viúva Negra, uma Agente da S.H.I.E.L.D e, que também, a organização tem planos que o incluem no contexto.




É revelado que Howard Stark, pai de Tony Stark, é um dos fundadores da S.H.I.E.L.D;

A luta final do filme é um espetáculo de efeitos visuais, porrada e tiros. A Viúva Negra invadindo as Indústrias Hammer é de tirar o fôlego (a Scarlett parada já tira o fôlego! Rs!) e um show a parte. Destaque para os cachos ruivos que não ficam despenteados em nenhum momento. Coisa de filme, não é mesmo?


Uma pasta com a escrita “THE AVENGERS PROJECT” (ca-ra-ca, até levantei da cadeira do cinema quando vi) aparece em uma das cenas perto do final do filme.

O final do filme, mais uma vez mostra Tony Stark surpreendendo (e sacaneando alguém), porém o mais surpreendente está após os créditos. Isso mesmo, meu amigo, após as letrinhas que ninguém fica vendo e vai logo embora. Sabe o que aparece? O Mjölnir! Isso mesmo! O mais popularmente chamado de martelo do Thor! Teve gente que passou mal quando viu! Rsrs! É pessoal, para os fãs de HQ, essa cena foi foda! Meu caro amigo Nerd (ou Geek), vamos comemorar! Rs!


Sobre as performances, na minha humilde opinião, Mickey Rourke interpretando Ivan Vanko foi a melhor, pois além do sotaque russo perfeito, se comportou como um “vilão” bem surpreendente. A cena em que ele constrói de maneira artesanal uma réplica do mini Reator Ark, foi bem interessante, pois no filme, ninguém imaginava que a tecnologia criada por Stark fosse copiada em tão pouco tempo. Mesmo possuindo a réplica do projeto que era de seu pai, Vanko mostrou ter a inteligência acima da média, digno de um cientista, e não de um terrorista como foi pré-definido no filme. A frieza dele entrando na pista do GP de Mônaco, sem ter medo dos carros e com olhar frio de quem está focado em matar o oponente também foi muito bem elaborada. Don Cheadle calou a boca de quem duvidava dele, pois realmente interpretou um militar. Não que eu não tenha aprovado o Terence Howard no primeiro filme, mas Cheadle deu seriedade à personagem. E Sam Rockwell arrebentou interpretando o Justin Hammer. Eu ri muito, pois o cara é a maior “figuraça”. É aquele tipo de vilão que não te deixa puto com ele pois ele é engraçado.


FALTOU APARECER NO FILME:

A cena da Pepper beijando o capacete da armadura e jogando do avião para Stark pegá-lo, não apareceu no filme.
Cena da Viúva Negra com a manopla da armadura, em uma festa com Tony Stark, também não apareceu.


Mas acho que sei o porquê. O filme estreiou no Brasil em 30 de abril e nos EUA no dia 07 de maio, o que me leva a concluir que o filme possui duas versões. Uma com essas cenas mencionadas e outra com cenas alternativas.

ALGUMAS CURIOSIDADES:

Lembram do final do Hulk, que Tony Stark aparece fazendo uma proposta ao General? Acho eu que essa cena ocorre ao final deste segundo filme do Homem de Ferro.

Na HQ, foi no Vietnã e não em Gulmira que Tony Stark foi feito refém de terroristas.

Scarlett Johansson treinou 7 meses de artes marciais para interpretar a Viúva Negra.

Sabe quem foram as atrizes que rejeitaram interpretar a Viúva Negra? Vou dizer só 2: Angelina Jolie e Jessica Alba.

Samuel L. Jackson fechou acordo milionário com a Marvel para 9 filmes. 

Como se fala Mjölnir? A pronúncia tem variações, mas é comumente mencionada assim: ‘mai-ou-ner’,‘mirr-ou-nir’,´mi-jol-nir',´´mi-oll-nir' ou somente ‘mr-ou-ner’. A última sigla pode pronunciar-se "ner" ou "nir", aparece dos dois jeitos. Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo de ele ser chamado de deus do trovão).

Você sabe o significado de Quinta-Feira em inglês? Foi um dia criado pelos anglo-saxões em homenagem ao Deus Thor, e, por isso, se chama Thursday, ou "Thor's day".

No primeiro Homem de Ferro o escudo do Capitão América aparece em cima da mesa, atrás do Tony Stark, na hora em que ele tenta tirar a armadura depois do ataque em Gulmira (imagem abaixo). No segundo filme o escudo reaparece, e serve de calço para o acelerador de partículas que ele construiu, quando fazia o novo Mini Reator para o peito.


A armadura do final do filme é a Mark V.

O senador que interroga Tony Stark não é a cara do Chavez, presidente da Venezuela?


PARA RIR UM POUCO:

Assista a esta cena alternativa, do College Humor, sobre a cena que a Pepper joga o capacete do avião:

  width="640" height="360"  allowScriptAccess="always">


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o que você achou do Post! Por favor, respeite os princípios da boa educação! Grato!

Postagens mais visitadas